Segurança: PM premia policiais que atuaram no jogo Corinthians X River Plate

Dezoito policiais receberão láurea de mérito pessoal

ter, 09/05/2006 - 19h52 | Do Portal do Governo

Dezoito policiais do 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar receberão, nesta sexta-feira, uma láurea de mérito pessoal. Eles formaram a barreira que impediu a torcida do Corinthians de invadir o campo no estádio do Pacaembu, na última quinta-feira.

Após ver o time perder para o River Plate, da Argentina, e ser eliminado da Taça Libertadores da América, torcedores do Corinthians tentaram invadir o campo quebrando a grade de proteção que separa o gramado da arquibancada. Só não conseguiram por causa da ação dos policiais.

Reconhecimento Argentino

Além do Cônsul Geral da Argentina em São Paulo, Roberto G. Raimondo, que esteve no estádio e após o jogo ligou para o comando da PM para agradecer e dizer que se sentiu perfeitamente seguro ao presenciar a ação do 2º Batalhão de Choque e parabenizar pela perfeita contenção da turba, a argentina Amalia Vega de Carnero, de Córdoba, enviou um e-mail de felicitações à Polícia de São Paulo.

Ela salientou que em seu país a Polícia não consegue conter de forma tão eficaz eventos como o ocorrido no Pacaembu, durante o jogo, conforme segue, na íntegra (já traduzido):

“Estimados policiais de São Paulo. Escrevo de Córdoba, na Argentina, para fazer-lhes chegar as minhas felicitações pela ação da Tropa de Choque no Estádio onde o Corinthias jogou com o River Plate.

Pela Fox Sports tivemos a desgraça de compartilhar, ao vivo, um feito de violência realmente lamentável. Porém, os enfurecidos torcedores não puderam entrar no campo e agredir fisicamente seus próprios jogadores.

Meu marido trabalha no exército argentino. Porém, como civil, ele e seus companheiros destacaram o excelente trabalho da Polícia, que arriscou ao limite de suas vidas, para conter a avalanche de torcedores.

Não estamos a favor da violência. Porém a Polícia neutralizou os torcedores violentos e se fez respeitar. Fato que na Argentina (a violência nos jogos) acontece a cada momento e a Polícia não consegue conter os mais violentos. Mais uma vez, felicitações e sigam em frente.”

SERVIÇO: A entrega da láurea ocorre junto com o aniversário do 2º Batalhão, nesta sexta-feira, às 10 horas, na rua Dr. Jorge Miranda, 367, no bairro da Luz.

Fernanda Del Vigna e Valéria Nani

Da Secretaria da Segurança Pública