Segurança: Operação Verão apresenta resultados positivos no litoral

Operação foi realizada de 26 de dezembro a 12 de fevereiro

sex, 03/03/2006 - 12h16 | Do Portal do Governo

Iniciada em 26 de dezembro, a Operação Verão 2005/2006, implantada em 15 municípios do litoral de São Paulo durante o período de férias escolares, aumentou a sensação de segurança da população com o aumento do policiamento e apresentou resultados significativos, conforme o balanço apresentado pela Polícia Militar.

Com o reforço do policiamento na região durante o período de férias, até 12 de fevereiro, a quantidade de crimes diminui de forma significativa.

Durante toda a ação da Polícia na prevenção e combate à criminalidade – principalmente aos casos de tráfico e porte de entorpecentes, roubos e furtos – foram realizadas vistorias em 76.432 carros e 24.501 motocicletas.

Na Operação, a Polícia recuperou 397 veículos furtados ou roubados. Ao todo, foram 808 pessoas presas por algum tipo de crime durante o período em que o policiamento no litoral paulista permaneceu reforçado. Além disso, foram recapturadas 65 pessoas procuradas pela Justiça.

No que se refere a crimes cometidos por menores de idade, foram apreendidos 315 adolescentes infratores.

Tráfico de drogas e armas de fogo

Um dos focos principais da atuação foi o combate ao tráfico de entorpecentes. No total, a Polícia apreendeu, entre crack, cocaína e maconha, 481 quilos de drogas. Além disso, durante as revistas pessoais e em veículos, foram tiradas de circulação 156 armas de fogo que estavam em poder de pessoas que não possuíam porte.

Corpo de Bombeiros

Procurando sempre preservar a vida das pessoas que optam por passar as férias de verão nas cidades litorâneas de São Paulo, policiais militares do Corpo de Bombeiros também trabalharam com muito empenho durante a Operação Verão. Ao todo foram 1.529 salvamentos – sendo a maioria de afogamentos em mar – com o apoio de salva-vidas.

Projeto abrangente

A Operação Verão foi implantada nas cidades do litoral sul paulista e atendeu 11 municípios: Bertioga, Cananéia, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Mongaguá, Praia Grande, Santos, São Vicente, Itanhaém e Peruíbe. Em seguida, a mesma Operação foi implantada no litoral norte de São Paulo, nas cidades de Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião.

As 15 cidades beneficiadas pela Operação Verão receberam um reforço de 1.717 policiais militares para o patrulhamento nas ruas; 68 homens do Corpo de Bombeiros envolvidos em salvamentos e incêndios; e outros 20 no policiamento ambiental.

Já em relação às viaturas, foram encaminhadas para o litoral paulista 11 Bases Comunitárias Móveis e 26 veículos oficiais.

Os departamentos da Policia Civil também receberam reforços, contando com o apoio de 67 delegados, 106 investigadores, 155 escrivães, quatro agentes policiais e 376 viaturas, distribuídos por todas as cidades do litoral norte e sul paulistas.

Da Secretaria de Segurança Pública

J.C.