Segurança: Operação Saturação mostra eficiência em favelas da Zona Sul

Núcleos de submoradias são alvo da Oste na Zona Sul

seg, 08/05/2006 - 19h44 | Do Portal do Governo

Em quatro dias de ação, a Polícia Militar, por meio da Operação Saturação por Tropas Especiais (Oste), implantada nas favelas Colombo II e Buraco Quente, na Zona Sul da Capital, deteve seis pessoas que praticavam algum tipo de crime.

Três das detenções ocorreram na última sexta-feira, primeiro dia em que a Operação foi implantada. A primeira foi a prisão de Fábio Florentino da Silva, que ao ser abordado pelos policiais militares, foi surpreendido com 20 trouxinhas de cocaína, 34 pedras de crack, oito trouxinhas de maconha, além de dois aparelhos celulares.

O segundo flagrante foi contra Francisco das Chagas Fontineli Machado Filho, que portava 82 gramas de maconha. E, por fim, a Polícia deteve um menor de idade que, além de pilotar sem ter habilitação, a motocicleta na qual estava possui placas que não são dela e o chassi está adulterado.

Entre o sábado (6) e o domingo (7), a Polícia deteve outro menor de idade fugitivo da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem). Outra prisão feita, desta vez, por policiais do Canil, foi a de Leonardo Gomes de Azevedo, que carregava consigo 20 papelotes de crack, que equivale a seis gramas do entorpecente.

Vagner Ribeiro dos Santos foi surpreendido pelos policiais em uma bicicleta quando, ao notar que seria abordado, tentou se desfazer de uma faca que carregava. Quando conduzido à delegacia, foi reconhecido por uma vítima como autor de um roubo.

Atuação da Oste

A Operação Saturação acontece nas favelas Colombo II, na região do Morumbi e Buraco Quente, no Brooklin Velho. Juntas, as duas favelas abrigam cerca de 16 mil pessoas, distribuídas em 3.220 barracos espalhados pelas favelas. De acordo com o Comando de Policiamento de Choque, a área foi escolhida após levantamento das incidências criminais na região, principalmente assaltos à mão armada e tráfico de entorpecentes.

O Posto de Comando da Operação, que não tem data prevista para terminar, foi instalado na Praça da Ressurreição, em frente ao Cemitério Getsemany. Dentre as unidades especializadas da Polícia Militar que participam da Oste estão: Tropas Especiais da (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota); Comando de Operações Especiais (COE); Cavalaria (Regimento 9 de Julho); Canil, Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate); Trânsito e Grupamento Aéreo da Polícia Militar.

William Corrêa

Da Secretaria da Segurança