Segurança: Novos PMs são apresentados em Nova Odessa

São 70 policiais no total que farão o policiamento na região

qua, 12/07/2006 - 19h45 | Do Portal do Governo

Na última terça-feira, dia 11 de julho, o novo comandante do 48º Batalhão de Polícia Militar de Sumaré – que atende a Nova Odessa -, tenente coronel Paulo de Tarso Tognini, apresentou ao prefeito Manoel Samartin e a vice-prefeita Salime Abdo os 60 novos policiais militares que farão policiamento ostensivo de rua especificamente em Sumaré e Nova Odessa. Os policiais militares também receberam, das mãos do prefeito, uma cópia da Constituição Federal.

“Este é um momento em que estamos preocupados com a Segurança em todo o país. Como prefeito, tenho a responsabilidade de cobrar por mais Segurança para a cidade, e hoje temos orgulho de estarmos sendo atendidos pela Polícia Militar”, disse o prefeito Manoel Samartin que ressaltou:

“Estarmos entregando aos policiais a Constituição para que eles a utilizem como uma cartilha, melhorando o contato entre o policial e a população”.

Para o tenente coronel, este contato entre o prefeito e os novos policiais é primordial para o início do trabalho na cidade, “até porque a intenção é ampliarmos o contato do policial com o cidadão”. “Receber a Constituição das mãos do prefeito faz com que o policial militar a utilize, principalmente o artigo 5º, como uma ‘bíblia’ da PM”, disse Paulo de Tarso Tognini.

No dia 29 de junho, o prefeito recebeu a visita inicial do tenente coronel, que se colocou à disposição da cidade e elogiou a qualidade de vida do município, que foi novamente ressaltada por ele na entrega da Constituição. “Segurança é tudo isso, limpeza, organização, pessoas bem intencionadas. É um ambiente propício. Aqui a gente vê que o negócio é mesmo qualidade de vida. Vejo Nova Odessa como um ‘oásis’ frente a algumas cidades da região”, comentou Tognini ao prefeito Samartin.

Segundo o comandante, o policiamento a pé, com o perfil do policiamento comunitário, dá uma maior sensação de segurança. “Faremos isso por pelo menos dois meses, depois o policiamento será motorizado”, disse. Na manhã de apresentação dos novos policiais, estiveram presentes o diretor do Segam (Serviço de Guarda Municipal), José Darci Secco, o capitão Ronaldo Monteiro e o 2º tenente Fernando de Assis, que é comandante da PM de Nova Odessa.

O comandante ressaltou ao prefeito que, com a criação do 48º Batalhão, os indicadores estatísticos comprovam que houve uma queda geral na criminalidade em Hortolândia, Sumaré, Monte Mor e também em Nova Odessa. Eles conversaram ainda sobre intensificar o policiamento noturno em determinados pontos da cidade, como a Praça José Gazzetta, no Centro, que já está sendo colocado em prática.

Assessoria de imprensa da prefeitura de Nova Odessa