Segurança no Trabalho: Instituto de Pesos e Medida realiza 1º Seminário Nacional de Fabricantes e Im

Solenidade de abertura acontece nesta quinta-feira

qui, 31/05/2001 - 9h33 | Do Portal do Governo

Promover o debate sobre a regulamentação da atividade de moto-frete, a importância sócio-econômica do veículo de duas rodas e a qualidade dos capacetes utilizados como item de segurança obrigatório pelos motociclistas são os principais temas do I Seminário Nacional de Fabricantes e Importadores de Capacetes. O evento será realizado pelo Instituto de Pesos e Medidas – Ipem, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo – juntamente com a Associação Nacional de Fabricantes e Importadores de Capacetes (Anfic) , nos dias 31 de maio e 1º de junho, das 16h30 às 19h30, no Senai/Ipiranga, em São Paulo.

Serão abordados temas como a definição e a padronização de sistemas harmônicos entre laboratórios de ensaio, visando a qualidade e segurança dos capacetes nacionais e importados. O Seminário faz parte da I Semana de Conscientização e Segurança do Motociclista, promovida pela Associação Brasileira de Motociclistas (Abram) cuja programação foi aberta com um passeio de moto e um pedágio pela paz no trânsito, no último sábado, dia 26 de maio.

Os debates serão divididos em três painéis. São eles: O Modelo Brasileiro de Certificação, O Credenciamento de Laboratórios de Ensaio e A Fiscalização de Produtos Certificados. Além disso, os organizadores promoverão um debate geral sobre a fiscalização dos capacetes, com a participação do chefe do Laboratório de Veículos e Componentes da Divisão de Tecnologia de Transportes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Sérgio Della Antônio, e do chefe do Laboratório de Ensaios Mecânicos do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) – órgão do Ministério da Ciência e
Tecnologia do Governo Federal, Renan Joele.

A solenidade de abertura acontecerá às 16 horas desta quinta-feira, dia 31, com as presenças do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Edson Luiz Vismona; do superintendente do Ipem, Adejayr Cyro Trigo; do presidente da Anfic, Rubson Alves; do diretor técnico-adjunto de Qualidade Industrial do Ipem, Antônio Cortazzo; do diretor de Qualidade e Credenciamento, Alfredo Lobo, do gerente da Divisão de Credenciamento de Laboratórios, João Carlos Antunes de Souza, e da chefe da Divisão de Verificação da Conformidade, Márcia Rosa Pereira Franco, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
 

Data: 31 de maio e 1º de junho de 2001
Horário: 16h30 às 19h30 horas
Local: Senai/Ipiranga – Rua Moreira de Godoy, 226 – Capital
Entrada Franca