Segurança intensifica ações na Campanha do Agasalho 2009

Ações de solidariedade e cidadania integram polícia e comunidade

ter, 23/06/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Segurança Pública quer arrecadar mais de 3,1 milhões peças de roupas e cobertores na Campanha do Agasalho 2009. Para isso, as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica estão desenvolvendo diversas ações.  

Nesta quarta-feira, 17, por exemplo, a Polícia Civil realiza um Chá Beneficente, no Iate Clube Santos, em Higienópolis, na Capital. A renda obtida com a venda de convites, feita pela Delegacia Geral de Polícia (DGP), será destinada à compra de agasalhos.

No sábado, 27, a secretaria promove duas caminhadas para arrecadar roupas, cobertores e calçados durante o percurso percorrido pelos voluntários. A Polícia Civil, em parceria com as Secretarias da Justiça e Defesa da Cidadania e Administração Penitenciária, percorre, a partir das 9 horas, as principais ruas e avenidas da Vila Mariana, na zona sul da Capital. O roteiro está sendo desenvolvido e o término da caminhada está previsto para o meio-dia. Já a Polícia Militar desenvolverá a mesma ação em Pirituba, na zona oeste da Capital. A caminhada tem início previsto para as 9 horas e seguirá pelas ruas no entorno do Centro de Formação de Soldados (CFSd), que fica na avenida Dr. Felipe Pinel, 2.859, na Chácara Paraíso. 

O encerramento da Campanha do Agasalho pela secretaria acontecerá no dia 1º de julho, no Memorial da América Latina, com a realização do II Dance & Aqueça – Mostra de Dança e Solidariedade. Nesse evento, as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica entregarão peças arrecadadas à Secretaria da Segurança Pública.

O evento conta com a parceria de companhias e academias de dança que também se tornaram postos de arrecadação. O ingresso para ver a apresentação é a doação de duas peças de agasalho novas ou em bom estado de conservação. “Ao apoiarmos o fundo social, seguimos, inclusive, a essência do trabalho da Polícia Militar que é ajudar as pessoas, principalmente, os mais necessitados”, complementa a tenente-coronel Maria Yamamoto.

Ações já realizadas

Entre as ações já realizadas está um chá beneficente promovido no dia 6 de junho, pela Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) na Casa da Fazenda, no Morumbi – a renda será revertida à compra de agasalhos. Nessa mesma data, a Polícia Militar promoveu, na Capital, a 3ª Festa Junina Beneficente do Centro Médico da Polícia Militar. No dia 7, foi realizado um passeio ciclístico em Sorocaba.

Postos de arrecadação

Todas as unidades policiais militares, inclusive do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Polícia Rodoviária, foram transformadas em postos de arrecadação. “A colaboração da Polícia Militar é maciça no Estado: todo batalhão, Companhia, quartel, enfim, todos os postos da PM são pontos de arrecadação”, assegura a tenente-coronel Maria Aparecida Yamamoto, comandante da 5ª EM/PM.

A Polícia Civil também arrecada agasalhos em todos os distritos policiais do Estado. “Todo mundo se une por um objetivo maior, que é ajudar aquelas pessoas que realmente precisam. Por isso, a participação da polícia é muito importante, não só no âmbito penal, mas, também, no social”, argumenta Maria Angélica Gonçalves Rosa, delegada assistente da Assessoria Prisional da SSP, e uma das coordenadoras da Campanha pela Delegacia Geral de Polícia (DGP).