Segurança: Inaugurada a sede do CPA/M-9 e do 38º BPM/M na Fazenda da Juta

A sede conta com 8.350 m² de área total e 1.320 m² de área construída

sex, 30/06/2006 - 13h08 | Do Portal do Governo

O 9º Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-9), que desde a sua criação em 1º de janeiro de 2000 – surgiu de uma divisão do CPA/M-4 e funcionava em caráter provisório no mesmo edifício do 19º Batalhão de Polícia Militar/ Metropolitano (BPM/M) – ganhou, na tarde desta quinta-feira, em cerimônia oficial, sua sede definitiva, localizada na avenida Sapopemba 12.370, na Fazenda da Juta. O 38º BPM/M usará a mesma área como sede.

O CPA/M-9 ficava na rua Menininha Lobo, 51, Vila Carmosina, em um prédio alugado, enquanto o 38º BPM/M funcionava na rua Francisco de Melo Palheta, 614, no Parque Boa Esperança, em um imóvel disponibilizado por cessão de uso.

Instalações e efetivo

As instalações policiais da região, sob proteção do CPA/M-9, têm sido melhoradas nos últimos anos, com novas sedes para os 19º, 28º, e agora o 38º BPM/M, que cuidam de uma área de 229 km² dividida entre os três Batalhões, com 12 Companhias, 322 viaturas e 2.096 policiais militares. Ao todo, mais de 60 novas unidades foram inauguradas na região recentemente.

A nova sede está localizada em um terreno doado à Fazenda Pública pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), próximo a condomínios do CDHU e escolas municipais e estaduais, que se beneficiarão com a proteção da presença reforçada da PM. A sede conta com 8.350 m² de área total e 1.320 m² de área construída, com 34 salas para administração do CPA/M-9 e do 38º BPM/M, em pavimento térreo.

Participaram da cerimônia de inauguração o comandante-geral da PM do Estado de São Paulo, o coronel Elizeu Eclair Teixeira Borges; o comandante do CPA/M-9, coronel Fernando Sarmento Rocha; o deputado estadual e coronel da reserva Ubiratan Guimarães, os comandantes dos 28º BPM/M e 38º BPM/M, os tenentes-coronéis Antônio Carlos Hortêncio e Carlos Sandes Pimentel, respectivamente; e o gerente regional leste da Nossa-Caixa, José Arnaldo, além de representantes da comunidade e das subprefeituras protegidas pelo CPA/M-9.

Ao ler o boletim alusivo à inauguração, o coronel PM Sarmento lembrou que a entrega da nova sede marca apenas mais uma fase no trabalho da PM, que nunca termina. “A despeito de tudo que foi dito, ainda há muito o que fazer”, disse. “Por isso, reafirmo nosso compromisso de servir à população paulista como emprego de todas as nossas energias, a fim de que, mais do que nunca, tenhamos uma Polícia forte, capaz da realizar de forma eficaz a preservação da ordem pública, razão de ser da nossa instituição”, complementou.

Em seguida, o coronel Eclair fez um rápido discurso, e agradeceu à comunidade e policiais pelo bom trabalho realizado na região. Ele lembrou que o mais importante não são prédios, mas as pessoas. “Não estamos aqui inaugurando pedras, telhas”, ratificou, completando que a dignidade do PM que é fundamental para que se possa realizar um bom trabalho junto à comunidade. E salientou que é preciso que tanto o policial quanto sua família e a população tenham orgulho da Polícia e da nova sede do CPA/M-9. “Nada é mais importante que o ser humano”, arrematou.

Ao final da cerimônia houve a apresentação do Coral Renovação Nossa Lar, pertencente a uma ONG dedicada ao trabalho assistencial, além de uma apresentação de dança de alunos da 2ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Artur Chagas Jr., localizada bem em frente à nova sede.

A solenidade foi encerrada com o descerramento da placa alusiva à inauguração, pelo próprio comandante-geral da PM. O coronel Eclair também lembrou aos policiais do CPA/M-9 que devem sempre manter as portas de sua sede às pessoas que moram na região sob sua proteção. “Isso aqui pertence ao povo, pertence a esta comunidade”, enfatizou.

Fabio Rezende

Da Secretaria da Segurança Pública