Segurança: Funap e Uniso apresentam seminário em Sorocaba

A abertura do seminário acontecerá no dia do Detento

ter, 23/05/2006 - 17h03 | Do Portal do Governo

A Funap (Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel de Amparo ao Preso) promove nesta quarta-feira, dia 24, o seminário “Sistema Prisional: Reaprender a Pensar e a Agir”.

O evento acontecerá na Universidade de Sorocaba (Uniso), a partir das 8h, e contará com as presenças do prefeito da cidade, Vitor Lippi, do presidente da Funap, Iberê Baena Duarte e do reitor da Uniso, Aldo Vannuchi, entre outras autoridades.

O objetivo do encontro é repensar o sistema penitenciário paulista, analisar o que pode ser feito para melhorá-lo e falar da importância da educação nos presídios. Em todo o estado de São Paulo, cerca de 15 mil presos frequentam as 380 salas de aula mantidas pela Funap. Só na regional de Sorocaba há mais de dois mil presos estudando nas 14 penitenciárias da região.

A Funap e a Uniso firmaram um termo de cooperação em dezembro do ano passado que prevê a ampliação do atendimento aos egressos, familiares e presos atendidos pela Funap de Sorocaba. As duas instituições trabalham juntas na conscientização dos alunos da Universidade sobre os problemas vividos no sistema prisional.

Para a abertura do seminário, que será realizado no dia do Detento, haverá uma apresentação sobre o histórico do sistema prisional com a coordenação da  UNISO, reunindo o pesquisador Luiz Carlos Rocha, da UNESP; o diretor do Departamento de Reintegração Social da Secretaria da Administração Penitenciária, Mauro Bitencourt; e do escritor e ex-presidiário Luiz Alberto Mendes.

Ao final do encontro, haverá uma apresentação do grupo Cia. Fragmentos Teatrais. Eles irão encenar a peça “Homem Não Chora”, do diretor Chico Neto, que conta um pouco do cotidiano de uma unidade prisional.

Serviço: Seminário “Reaprender a Pensar e Agir”

Local: UNISO – Av. Eugênio Salermo, n°140 – Centro – Sorocaba / SP

Data: 24/5

Horário: das 8 às 18h

Outras informações:

Gabriel Jareta (gjareta@sp.gov.br)

Juliana Duarte (julianadc@funap.sp.gov.br)

11 3150-1090