Segurança: Denarc prende estudante que usava MSN para vender drogas

Computador usado pelo estudante foi apreendido pelos policiais.

ter, 07/03/2006 - 15h37 | Do Portal do Governo

Estudante do curso secundário na Unicamp (Universidade de Campinas), Ricardo de Oliveira Andrade, de 18 anos, foi preso por vender drogas sintéticas pela internet. O rapaz foi detido por policiais do Denarc (Departamento de Investigações Sobre Narcóticos), às 17 horas de ontem, na rua Papa Leão XII, Real Parque, em Campinas, Interior do Estado.

Segundo as investigações do Gerco (Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado), Ricardo usava a ferramenta de comunicação da internet MSN, acessada através do e-mail classical_mushroom@hotmail.com. Palavra do idioma inglês, mushroom em português significa cogumelo.

Os investigadores da equipe do delegado titular do Gerco, Irani Guedes Barros, apreenderam com o acusado 20 pastilhas de ecstasy e 40 selos de LSD em figuras, como o desenho “túnel do tempo”. O ecstasy era da “marca” snoop e caveira, símbolos gravados nos comprimidos. Uma porção de maconha também foi encontrada.

O acusado disse ter problemas de sociabilidade e, por isso, fazia tudo pela internet, driblando assim sua dificuldade em conversar com as pessoas. Ele afirmou negociar a compra e a venda das drogas pela rede. “Ia entregar a pé ou de bicicleta e reconhecia os clientes pela fotografia ou descrição de roupa ou carro”, contou aos policiais.

Parte do esquema do rapaz estava nas festas raves da região de Campinas. “Ele disse que se aproximava de pessoas que aparentavam estar drogadas e tentava fazer contato para depois vender a droga pela internet”, comentou o delegado Cosmo Stikovics, titular da Dise (Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes).

“São cada vez mais preocupantes os casos de jovens envolvidos com tráfico de drogas realizado pela internet”, disse o diretor do Denarc, Emílio Françolin. “Há pouco tempo prendemos outro rapaz que também usava o MSN para vender drogas.”

Ricardo disse ser aluno do Ciclo Básico-1, curso tipo supletivo segundo grau, ministrado dentro das dependências da Unicamp. Segundo as investigações, parte dos usuários abastecidos pelo acusado é de estudantes da universidade.

O computador usado pelo estudante foi apreendido pelos policiais. O delegado Irani disse que a máquina será mandada para a perícia para que sejam identificados todos os contados feitos por Ricardo por meio do computador. No local reservado para a fotografia do internauta, Ricardo colava fotos das drogas oferecidas.

Antônio Carlos Silveira, da Assessoria de Imprensa do Denarc