Segurança: Denarc apreende mala feita de cocaína em Cumbica

Um estrangeiro foi preso

qua, 22/02/2006 - 10h54 | Do Portal do Governo

Uma mala fabricada com cocaína foi apreendida por policiais do Denarc (Departamento de Investigações Sobre Narcóticos), na tarde desta terça-feira, dia 21, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. Segundo o Denarc, a droga abasteceria a máfia russa.

Os 4,3 quilos de cocaína estavam na mala do engenheiro de computação austríaco Mário Kronenberg, de 45 anos, preso por investigadores da 4ª Dise (Delegacia da Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes).

Inicialmente, o engenheiro tinha como destino Paris, na França. Porém, em busca na bagagem do acusado, os policiais encontraram outro bilhete para Sofia, na Bulgária.

“Os policiais estavam tentando pegar esse austríaco desde a semana passada, pois recebemos a informação de que ele trabalha como mula, levando cocaína para a Europa”, disse o delegado Cosmo Stikovics, divisionário da Dise.

A droga foi confeccionada em material emborrachado para compor as laterais da mala de viagem. Segundo os investigadores, o trabalho foi feito na Colômbia. “Essa mala entrou no Brasil já preparada para a máfia russa”, disse Cosmo.

Após ser entregue aos traficantes europeus, a droga passaria por um processo químico para separar o pó do resto da mala. Os policiais acreditam que o engenheiro levou cocaína outras vezes para a Europa, pois no ano passado ele esteve no Brasil como turista.

Antônio Carlos Silveira, da Assessoria de Imprensa do Denarc