Segurança: Deas prende acusado de sequestrar dentista em Jundiaí

Crime aconteceu na última quinta-feira (9

qui, 16/03/2006 - 10h50 | Do Portal do Governo

Policiais da Delegacia Especializada Anti-Seqüestro (Deas) de Campinas prendeu, na noite de ontem, o funileiro José Carlos Marques, de 35 anos, acusado de seqüestrar um dentista na cidade de Jundiaí (60 quilômetros a Noroeste da Capital), na semana passada.

Seqüestro

O crime aconteceu na última quinta-feira (9), quando a vítima se dirigia a um clube da cidade. No estacionamento, ele foi abordado por dois homens armados que o mantiveram em seu veículo e seguiram rumo à rodovia Anhangüera.

Após roubar pertences pessoais do dentista, os seqüestradores ligaram para a família da vítima pedindo dinheiro. Na tarde de sexta-feira, os familiares pagaram o resgate e o dentista foi libertado nas proximidades de Jarinu.

Investigações

A Polícia constatou que a vítima foi vigiada por dois seqüestradores em um motel próximo a Campo Limpo Paulista. A dupla utilizava um Vectra verde.

Policiais da Delegacia Especializada Anti-Seqüestro (Deas) de Campinas interrogaram o proprietário de veículo. O dono do Vectra afirmou que o carro estava em uma funilaria, na noite de quinta-feira, aos cuidados de um homem conhecido como ‘Alemão’, e que foi entregue no dia seguinte.

Prisão

‘Alemão’ era o apelido de José Carlos Marques, que afirmou ter devolvido o carro ainda na quinta-feira, contrariando a versão do proprietário. Entretanto, na casa dele foi encontrada uma parte do valor do resgate. O suspeito já tinha uma longa ficha criminal, incluindo tráfico de entorpecentes, homicídios e porte ilegal de arma de fogo. Ele tinha saído da prisão em julho do ano passado.

Marques confessou o crime, cuja pena é de, no mínimo, oito anos de prisão, e foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Campinas. A vítima também reconheceu o acusado como um dos seqüestradores.

Suspeitos

A Polícia continua investigando o caso, em busca dos outros três acusados de participação no seqüestro. Mateus Ferreira Maia da Silva, o ‘Galego’, foi apontado como um dos autores. Ele já possui antecedentes criminais por tráfico de entorpecentes.

Um outro suspeito é conhecido como ‘Magrão’, tem mais ou menos 30 anos de idade, cabelos claros e grisalhos, e provavelmente mora em Campo Limpo Paulista. O último acusado tem mais ou menos 50 anos, é conhecido como Ferreira ou Pereira, conforme informou o delegado-assistente da Deas, Edson Jorge Aidar, e seria advogado.

Disque Denúncia Quem tiver mais informações sobre os suspeitos deve ligar para a Delegacia Especializada Anti-Seqüestro de Campinas, no telefone (0xx19) 3233-7073, ou no serviço telefônico 181. Não é necessário se identificar.

Marcelo Freire