Segurança: Cerimônia comemora 17 anos do 40º Batalhão da PM com sede em Votorantim

Evento será nesta sexta-feira, dia 12

qui, 11/05/2006 - 13h05 | Do Portal do Governo

O 40º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Votorantim (102 quilômetros a Oeste da Capital), celebrará os 17 anos de sua criação no próximo dia 12 de maio, com uma cerimônia no Anfiteatro Municipal Francisco Beranger, na avenida Newton Vieira Soares, sem número, no centro de Votorantim. A comemoração do aniversário do “Quarenta”, como é carinhosamente conhecido, está marcada para começar às 9h30.

Regionalização do Disque-Denúncia

Durante a cerimônia será lançada uma campanha regional de divulgação do Disque-Denúncia (181), além da entrega do título de “Amigo do Quarenta” para quinze personalidades que contribuíram para a ação do batalhão, incluindo os prefeitos de Votorantim, Jair Cassola; de Iperó (120 quilômetros a Oeste da Capital), Marco Antônio Vieira de Campos; e de Ibiúna (64 quilômetros a Oeste da Capital), Fábio Bello Oliveira.

Também serão agraciadas com títulos de empresas-parceiras: a Nossa Caixa Federal, o Senai, o Sesi, a Cia. Brasileira de Alumínio, a Cargil Agrícola, e a Splice Telecomunicações.

Haverá na cerimônia uma apresentação de um grupo de dança e, para concluir um coquetel de confraternização, que deve começar às 11 horas.

Semana de Integração

Além da comemoração, o 40º BPM/I está organizando, pelo 3º ano consecutivo, a Semana de Integração, para estimular o contato dos policiais do Batalhão com a comunidade. Para isto, pretende realizar uma Olimpíada Técnico Operacional entre equipes de policiais militares do 40º BPM/I, que competirão entre si em simulações de ocorrências policiais militares.

A “Copa Quarenta de Futebol de Campo”, a ser realizada entre equipes de Unidades Policiais Militares da região, com início no dia 15 de maio no Sesi de Votorantim, contará com um jogo às 08 horas. Os jogos da Copa serão realizados no Sesi e no Estádio Municipal de Votorantim.

Além disso, haverá a apresentação da peça teatral “Alvorada para a vida”, no dia 13 de maio, às 20h30, no Teatro Francisco Beranger. A entrada é um litro de leite em embalagem longa vida.

Histórico

O 40º Batalhão de Polícia Militar do Interior foi criado em 12 de maio de 1989, com a edição do Decreto-Lei Estadual nº 29.911, tendo como sede, o município de Votorantim.

A Unidade, alinhada com os princípios de Gestão pela Qualidade, foi reconhecida no ano de 2004 pelo Instituto Paulista de Excelência da Gestão – IPEG, em grau bronze, no prêmio Paulista da Qualidade, na categoria Órgãos da administração pública.

Em 2005, a Unidade recebeu o Prêmio Polícia Militar da Qualidade, no grau bronze, e o Prêmio Destaque em Responsabilidade Social da Associação dos Profissionais de Recursos Humanos de Sorocaba e região.

O 40º Batalhão é responsável pelo policiamento preventivo e ostensivo em nove importantes cidades da 4ª Região Administrativa do Estado, sendo elas: Votorantim, Salto de Pirapora, Pilar do Sul, Iperó, Araçoiaba da Serra, Ibiúna, Piedade, Tapiraí, Alumínio, sob o comando do tenente-coronel da Polícia Militar, Marcos Tadeu Luchini, tendo como missão “proporcionar às comunidades a ordem pública e a segurança necessárias, por meio de policiamento ostensivo em suas diversas modalidades, estando seus componentes compromissados em servir com excelência”.

Além dos processos operacionais, o 40º BPM/I desenvolve o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) e Jovens Construindo a Cidadania (JCC) com sucesso, tendo formado, desde 1999, mais de 50 mil crianças dos 9 aos 12 anos.

Somente no município de Votorantim, mais de 10 mil crianças já passaram pelo Proerd, tendo como objetivo o desenvolvimento dos princípios de cidadania entre crianças e adolescentes, prevenção às drogas e à violência.

O Batalhão, acreditando que a melhor política criminal ainda é a social, e que a eficácia da prevenção é a educação, desenvolve, desde 2004, a Semana de Educação Preventiva e Polícia Comunitária, em parceria com a Prefeitura Municipal de Votorantim e outras organizações. Nela são discutidas questões muito importantes e cruciais do cotidiano, com o propósito de encontrar soluções aos conflitos que ameaçam a paz e a saúde da sociedade. Participaram desses encontros, desde sua 1º edição, mais de duas mil pessoas, entre autoridades cívicas eleitas, comunidades residentes e de negócios, policiais, mídia, educadores, e outras instituições federais, estaduais e municipais.

Edito

O Quarenta foi o responsável, em parceria com o Projeto de Apoio a Cidadania Infantil (Pacin), pelo Encontro sobre Educação Inclusiva Total (Edito), no qual participaram mais de 500 pessoas, nos dias 23 e 24 de agosto de 2005 nas dependências do Sesi. O tema foi “Vencendo Barreiras e Aprendendo com a diversidade”, e slogan: “Ser Diferente é Ser”, demonstrando, por meio de suas ações, que comunidade e qualidade são os valores principais de suas ações, além da proteção efetiva de suas comunidades. Uma nova edição está planejada para agosto deste ano.

Fabio Rezende

  Da Secretaria da Segurança Pública