Segurança: Campanha divulga Proerd em ônibus de Sorocaba e Votorantim

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é ministrado pela PM desde 1992

seg, 06/02/2006 - 18h35 | Do Portal do Governo

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) deu início a uma nova campanha de divulgação, em dezembro. Com cartazes fixados nos ônibus da empresa São João, que atua nas cidades de Sorocaba (100 quilômetros a Oeste da Capital) e Votorantim (102 quilômetros a Oeste da Capital), a campanha Valores Proerd visa divulgar essa iniciativa da Polícia Militar para ajudar a sociedade a combater o uso de drogas por crianças e adolescentes.

Segundo o site do Proerd (www.proerd.com.br), o programa, que vem sendo aplicado no Brasil desde 1992, é educacional e teve sua origem nos Estados Unidos da América em 1983, com o nome de Dare (Drug Abuse Resistance Education). E, atualmente, está presente em mais de quarenta países. No Brasil ele é aplicado por policiais fardados, ministrando instruções nas 4as séries do Ensino Fundamental. Atualmente, o programa é ministrado em todos os Estados do Brasil. Em São Paulo, ele é executado regularmente pelos 7o e 40o Batalhão da Polícia Militar do Interior, respectivamente em Sorocaba e Votorantim, mas está presente no Estado inteiro.

O programa é desenvolvido em um semestre letivo, sendo uma aula de aproximadamente sessenta minutos por semana, totalizando, assim as 17 lições constantes de uma cartilha que o aluno recebe. Nela, os alunos do Proerd recebem informações sobre o álcool, o tabaco e drogas ilícitas, além de aprenderem, entre outras coisas, a resistir às pressões negativas do grupo e a valorizar a auto-estima. Ressalta-se que em nenhum momento o aluno tem acesso ou manuseia substâncias entorpecentes.

Ao final do semestre, os alunos recebem um Kit Proerd, (camiseta e boné) e um Certificado de Conclusão – com aproveitamento no curso -, em uma solenidade específica com a participação dos pais, onde a criança firma o compromisso público de resistir às Drogas e à Violência.

Divulgação

A campanha foi desenvolvida com o objetivo de disseminar o Proerd para os diversos públicos – mais especificamente os que utilizam escolas públicas (entre pais, alunos, educadores e outros responsáveis pelo cuidado com a educação) –, a fim de fortalecer e valorizar o processo educacional, bem como a interação entre Polícia e Comunidade; aliado, ainda, ao fato de divulgar essa ação social operada pela Polícia Militar em todo o Estado de São Paulo e executada pelo 40° Batalhão de Polícia Militar com excelência, formando, desde 1999, somente no município de Votorantin, mais de 10.000 crianças. E, no Estado, todo mais de 2.200.000 crianças de 9 a 12 anos.

Outro objetivo foi o de disseminar que a questão da prevenção e resistência às drogas é um esforço conjunto entre a Polícia, as escolas e a família.

A campanha de divulgação, que se iniciou em 8 de dezembro (dia do aniversário de Votorantim), recebeu um reforço no dia 21 de dezembro com a veiculação de mais 20 cartazes, todos voltados para o fortalecimento dos valores internos que, segundo estudiosos do assunto devem ser semeados e cultivados durante todo o processo educacional da criança com o objetivo também de fortalecer a auto-estima dos jovens e, conseqüentemente, auxiliar a juventude a dizer Não às Drogas.

Fabio Rezende

Da Secretaria da Segurança Pública