Segurança: Bombeiros irão orientar população carente sobre cuidados com botijões de gás

Segundo estatísticas da corporação, no ano passado foram registradas 2.741 ocorrências de vazamento de GLP no Estado

ter, 04/07/2006 - 11h33 | Do Portal do Governo

Diminuir o número de acidentes com botijões de gás é o objetivo do convênio realizado entre o Comando do Corpo de Bombeiros de São Paulo e a Liquigás Distribuidora, assinado no dia 30 de junho.

Chamada de GLP Chama Segura, a operação prevê que uma equipe de bombeiros visitará as casas da população carente para orientar sobre os cuidados no manuseio dos botijões de gás de cozinha.

Serão trocadas as mangueiras, válvulas e braçadeiras que não apresentarem condições de segurança. De acordo com o presidente da Liquigás, Antônio Rubens Silva Silvino, “foram investidos R$ 150 mil na campanha, que inclui cartilhas de esclarecimento para serem distribuídas à população em geral e em escolas das redes estadual e municipal. Cerca de 30 mil famílias serão atendidas pelo projeto”.

Para o coronel PM Antônio dos Santos Antônio, comandante do Corpo de Bombeiros, “o acordo complementará o trabalho que a corporação vem realizando para orientar os moradores de favelas e regiões pobres do Estado sobre como evitar incêndios.”

A parceria com o Corpo de Bombeiros prevê também a realização de palestras em escolas públicas; atividades de prevenção com o gás de cozinha em praças, parques e ginásios públicos; ações de esclarecimento em eventos relacionados à prevenção e combate de incêndios, bem como a distribuição de materiais educativos.

A ação faz parte do Dia do Bombeiro (comemorado no dia 2 de julho) e integra a Semana de Prevenção do Corpo de Bombeiros, na qual estão previstos diversos eventos de prevenção de acidentes.

Segundo as estatísticas da corporação, no ano passado foram registradas 2.741 ocorrências de vazamento de GLP no Estado, das quais 23% com ocorrência de fogo e apenas 0,7% com vítimas, sempre em lares carentes.

A aquisição de produtos clandestinos é apontada como um dos fatores que ampliam os riscos de acidentes. O Corpo de Bombeiros e a Liquigás também orientarão as pessoas para que adquiram produtos direto dos revendedores autorizados e cadastrados na Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Dicas de segurança

1) O botijão deve ser guardado sempre em locais ventilados, para facilitar a dispersão do gás em caso de vazamento

2) Nunca armazene-o em compartimentos fechados (armários, gabinetes, vãos de escada, porões, etc.)

3) Nunca o deixe próximo de tomadas, interruptores, instalações elétricas, ralos ou grelhas de escoamento de água

4) Recuse botijões sem lacre, com o lacre sem marca, quebrado ou solto

5) Verifique se tem etiqueta com instruções para manuseio do produto

6) Compregás somente de revendedores autorizados e identificados

7) Não adquira GLP em pontos de venda informais ou clandestinos

 

Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)