Segurança: 614 novos soldados reforçam o policiamento preventivo e ostensivo na Capital e Grande São

nd

sex, 06/04/2001 - 17h23 | Do Portal do Governo

Durante solenidade de formatura realizada nesta sexta-feira, dia 06, no Centro de Formação de Soldados Coronel PM Eduardo Assumpção, o secretário da segurança, Marco Vinicio Petrelluzzi, ressaltou a importância do acréscimo dos 614 novos soldados no efetivo da Polícia Militar do Estado de São Paulo: ‘neste governo houve um crescimento de mais de 10 mil soldados no efetivo da PM. Isto demonstra que, paralelamente aos investimentos feitos em armamentos, equipamentos e viaturas, o lado humano, representado por policiais motivados e bem treinados, tem recebido a mesma atenção.’

O evento, realizado às 9 horas, também contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, Rui César Melo. Dos 614 soldados de segunda classe que serão distribuídos pelas diversas unidades de policiamento da Capital e Região Metropolitana, 319 são homens e 295, mulheres.

O curso de formação de soldados da Polícia Militar de São Paulo tem duração de um ano e possui currículo aprovado pelo Comitê da Cruz Vermelha Internacional, servindo de parâmetro para a polícia de outros Estados do país. É composto por dois módulos:

1) Módulo Básico: tem duração aproximada de 35 semanas, com ênfase nas matérias sobre direito da cidadania, direitos humanos, psicologia, sociologia etc.

2) Módulo Especializado: dura 17 semanas e enfatiza a área técnica/operacional de atuação das diversas modalidades de policiamento ostensivo e preventivo (comunitário, florestal e de mananciais, trânsito, bombeiros, rodoviário e escolar).