Segunda quadrissemana de março registra queda de 0,53% em preços agrícolas

Íntegra do estudo pode ser verificada no site do Instituto de Economia Agrícola

qua, 21/03/2012 - 18h40 | Do Portal do Governo

Os preços dos produtos agrícolas acumulam mais uma queda para o mês de março. O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que mede os preços pagos ao produtor rural, caiu 0,53% na segunda quadrissemana do terceiro mês de 2012, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O recuo foi puxado pelo índice de produtos de origem vegetal (baixa de 2,44%), já que o grupo de produtos de origem animal subiu 4,58%.

As altas mais acentuadas foram observadas nos preços da carne de frango (16,29%); dos ovos (10,87%); da laranja para mesa (2,83%) e do amendoim (2,72%).

De acordo com os pesquisadores do IEA, a ascensão dos preços da carne de frango reflete a relação com os períodos anteriores, que apresentavam valores reduzidos. No geral, a demanda interna está relativamente firme e os granjeiros adequaram a oferta do produto face aos custos de produção que estavam maiores que a remuneração recebida.

Sobre os ovos, o menor consumo de carne no período da quaresma aumenta a preferência pelo produto. Além disso, a volta às aulas e o retorno de alto percentual de trabalhadores das férias de verão também aquecem o consumo.

A íntegra da análise está disponível no site Instituto de Economia Agrícola

Do Portal do Governo do Estado