Segunda fase do vestibular da Unicamp reúne 13 mil candidatos

Dos 14.483 candidatos que venceram a primeira fase, 13.469 fizeram as primeiras provas. O índice de abstenção foi de 7,35%.

seg, 14/01/2008 - 9h17 | Do Portal do Governo

Neste domingo, 13, teve início a segunda fase do Vestibular Unicamp 2008. As provas de Português e de Ciências Biológicas abriram caminho para as demais, que acontecem até a próxima quarta-feira, 16, em 22 cidades do país. Dos 14.483 candidatos que venceram a primeira fase, 13.469 fizeram as primeiras provas. O índice de abstenção foi, no geral, de 7,35%, ligeiramente superior ao do ano passado. De acordo com o coordenador da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), professor Leandro Tessler, o primeiro dia particularmente para Campinas teve o menor número de abstenções (5,19%) em relação a Grande São Paulo, ao interior e a outras capitais do país. Compareceram aos locais das provas 4.242 candidatos e faltaram 232.

Para o coordenador, este ligeiro aumento de abstenções em relação ao ano passado não deve ser superestimado. Ele prefere atribuir as ausências à aprovação dos candidatos em outras instituições de ensino superior. Tessler comentou ainda que o dia foi bastante favorável aos candidatos, e eles tiveram quatro horas para concluir as questões. No caso daqueles com necessidades especiais, o tempo foi maior: entre cinco e seis horas. Eles realizaram as mesmas provas no Cepre da Unicamp. Em Campinas, as provas foram realizadas na Unicamp e no campus 2 da Unip.

As provas têm reforçado para os candidatos a necessidade de fazer leituras. A primeira questão de Português exigiu deles uma “prudente” leitura da realidade, ao abordar o uso de “palavrões”. A segunda era uma carta de ironia ao governador fluminense, Sérgio Cabral. A questão sugeria que se identificasse tal ironia. A prova de Ciências Biológicas também encerrou com um quadrinho, desta vez abordando a evolução biológica, com questões sobre as teorias evolucionistas mais conhecidas, as de Lamarck e Darwin.

Neste ano, revela Tessler, a inovação ficou por conta das questões, que foram divididas em dois itens, cada um com peso 2. “A idéia era seguir uma sistemática que facilitasse a vida do candidato. Ele então sabe que tem duas questões para responder”, conta. Maurício Kleinke, coordenador de pesquisa da Comvest, acredita que as coletâneas, desde que foram instituídas na Unicamp, há 21 anos, também devem facilitar a vida do candidato na hora dos estudos. “A compreensão e o uso da linguagem são exigências maiores que até que o conhecimento da norma culta”, disse. Tessler disse que mais de 50% das questões de Português foram baseadas nas coletâneas e aproveitou para acrescentar que as pessoas capazes de elaborar hipóteses, discutir idéias e se expressarem com clareza terão toda a chance de obter uma boa performance nas provas.

Questões ainda como a expressão “acabar em pizza”, processos de derivação ao se associar palavras, poemas e muita interpretação também foram contempladas pela prova de Português. Já o aquecimento global, a síndrome de Down e a proibição pela Fifa de jogos de futebol em altitudes acima de 2.500 metros também foram alvos de questões na prova de Ciências Biológicas.

Estatística

Segundo Kleinke, que tem feito o acompanhamento estatístico do Vestibular, tal estatística permite saber, através de programa computacional, como os corretores das provas estão corrigindo-as. Todas as provas são corrigidas por dois corretores, que corrigem as mesmas questões. No caso de divergência, faz-se a média de ambos. “Se a divergência for maior e persistir, o elaborador da prova a recorrige, conferindo ao candidato a nota”, afirma. Ele esclarece que o programa computacional garante uniformidade e, na manhã seguinte à correção, é divulgada a performance dos candidatos.

Aptidão

Nos cadernos de prova da segunda fase, a serem distribuídos hoje, para os candidatos aos cursos com provas de aptidão, haverá orientações para a realização dos exames, como horários e locais. As provas de aptidão, obrigatórias para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Música e Odontologia, serão realizadas entre os dias 21 e 24 de janeiro em Campinas, com exceção de Odontologia que acontecerá no campus de Piracicaba. Mais informações sobre a segunda fase do Vestibular Unicamp no site da Comvest.

Primeiro dia da segunda fase 2008

Provas

Índices de abstenção

Da Unicamp

(M.S.)