Segunda fase do Vá ao Cinema chega a mais 15 cidades

Cada município receberá 10 mil vale-ingressos para distribuir entre alunos de escolas públicas

sáb, 03/11/2007 - 10h12 | Do Portal do Governo

O projeto Vá ao Cinema, que consiste na distribuição de ingressos de filmes nacionais em escolas da rede pública do interior e litoral paulistas, entrou em sua segunda fase na segunda-feira, 29. O programa da Secretaria Estadual da Cultura, em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte, tem dois objetivos principais: resgatar os cinemas ameaçados de fechamento e, ao mesmo tempo, criar público para os filmes nacionais, que muitas vezes saem de cartaz logo após seu lançamento. 

O primeiro grupo de 15 cidades, que começou a receber os ingressos no dia 5 de outubro, encerra sua participação no início de novembro, abrindo espaço para os próximos municípios: Atibaia, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Itapetininga, Itapira, Jaguariúna, Mogi das Cruzes, Pederneiras, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Vicente, Serra Negra e Suzano.

Em cada um dos municípios escolhidos serão distribuídos 10 mil vale-ingressos entre alunos das escolas públicas. A distribuição será feita por monitores que visitarão as escolas da cidade e explicarão o programa aos alunos, entregando os vales apenas aos interessados. 

O dono do cinema receberá R$ 3 por cada vale, e será obrigado a programar pelo menos duas sessões diárias (à tarde e à noite), sendo que os filmes terão de ser inéditos na cidade.

“Esse é um programa inédito que atuará em duas frentes: formação de público, levando ao cinema pessoas que estão afastadas pelo preço dos ingressos ou porque não têm o hábito de freqüentar as salas; e o apoio aos exibidores, que lutam com dificuldade para manter seus cinemas em funcionamento em todo o Estado”, afirma André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria, responsável pelo programa.

Em 2008, a SEC estenderá esse programa para 80 municípios, incluindo a Capital, com a distribuição de 2,5 milhões de ingressos.

Entre os filmes que serão exibidos estão “Tropa de Elite”, de José Padilha; “Saneamento Básico, o Filme”, de Jorge Furtado; “O ano em que meus pais saíram de férias”, de Cao Hambúrguer; “O Primo Basílio”, de Daniel Filho; e “O Homem que Desfiou o Diabo”, de Moacyr Góes. Em São Vicente estreará, dentro do programa, o longa-metragem “O Magnata”, dirigido por Johnny Araújo e estrelado pelo cantor santista Chorão, do grupo de rock Charlie Brown Jr.

Da Secretaria Estadual de Cultura

(I.P.)