Seguem inscrições para festival de desenho nas escolas estaduais

Estudantes deverão produzir um desenho inspirado na expressão japonesa Mottainai

qui, 07/06/2012 - 15h21 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições do período de livre imaginação na rede estadual do Ensino Fundamental 1 e 2, incentivado pelo Festival de Arte e Cultura de Toyama. A iniciativa, presente na Secretaria de Educação desde 2007, incentiva o intercâmbio das culturas brasileiras e japonesas por meio de desenhos feitos por alunos que tenham até 15 anos.

Os estudantes interessados deverão produzir, até 22 de junho, um desenho inspirado na expressão japonesa Mottainai, que apesar de não ter tradução exata, é uma palavra usada para atitudes voltadas ao ato de não desperdiçar, seja o que for, produtos, recursos ou a própria vida. A proposta é trabalhar as questões referentes ao consumo ético e consciente. 

Intensificando o intercâmbio, a rede pública do Estado também participa da I Mostra Internacional de Cultura de Arte, em que serão exibidos 20 desenhos de jovens japoneses construídos em cima do tema “O Brasil que eu conheci”. É uma oportunidade para ver como a cultura brasileira é percebida pelas crianças do outro lado do mundo. 

Para que o desenho tenha a chance de ser enviado para a província japonesa, o diretor da escola deve formar uma comissão de professores, incluindo pelo menos um professor de arte, para fazer a seleção dos desenhos, sendo um do ciclo 1 e outro do ciclo 2. Os dois desenhos devem ser enviados para a diretoria de ensino da região até o dia 22 de junho. A ilustração passará por outra banca avaliadora, que até o dia 29 de junho vai encaminhar dois trabalhos ao Centro de Referência Mario Covas. No total, 15 desenhos serão selecionados e enviados para o Japão.

Do Portal do Governo do Estado