Sede do Governo exibe obras de artistas consagrados na visita do príncipe japonê

Exposição será aberta oficialmente no dia 30 de junho

sáb, 21/06/2008 - 15h38 | Do Portal do Governo

Por ocasião da visita do Príncipe Herdeiro Naruhito do Japão ao Palácio dos Bandeirantes, no próximo sábado, a curadoria do acervo dos palácios passará a exibir obras de artistas japoneses e nipo-brasileiros consagrados como Yoshiya Takaoka, Tomoo Handa, Yuki Tamaki, Tomie Ohtake, Manabu Mabe, Tikashi Fukushima.

A mostra “Presença japonesa na arte brasileira: da figuração à abstração”, foi idealizada com o objetivo de evidenciar a importância da contribuição dos imigrantes japoneses e seus descendentes para a produção da arte visual brasileira.

Trabalhos de cerca de 50 artistas representando diferentes gerações, a partir do final da década de 1920, compõem a mostra que reúne 80 obras de representantes de grupos como Seibi, Guanabara e Grupo 15, além de artistas contemporâneos que unem em sua produção influências das duas culturas. São pinturas, esculturas, instalações e fotografias que se espalham por diversos ambientes do Palácio.

No térreo poderão ser vistas cerca de 30 xilogravuras japonesas do século XVII, entre elas algumas baseadas no Taiheiki (Crônica da Grande Paz), que retratam os 50 anos em que duas cortes imperiais rivais lutaram pelo poder no Japão. São cenas de batalhas entre samurais. As obras pertencem ao Acervo dos Palácios.

A exposição, que deverá se estender até 31 de agosto reúne obras do Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC), do Instituto Manabu Mabe e de coleções particulares dos participantes.

Ana Cristina Carvalho, Curadora do Acervo dos Palácios do Governo, destaca a importância da exibição das mais variadas formas de expressão ao longo destes cem anos, que incluem desenhos, gravuras, pinturas e aquarelas, além de obras tridimensionais em madeira, cerâmica e acrílico.

Entre os destaques da mostra estão as obras “Fome” e “Aliança III” de Manabu Mabe; “Igreja da Liberdade” de Kiyoji Tomioka; pinturas de Tomoo Handa, Massao Okinaka, trabalhos da série “Espaço” de Yutaka Toyota e Cerâmica de Kimi Nii.

SERVIÇO:

Local: Palácio dos Bandeirantes – Avenida Morumbi, 4.500.

Informações: (11) 2193-8282.

Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br (grupos com mais de 10  pessoas)

Visitas: de terça a sexta-feira, de hora em hora, das 10h às 17h  (grupos de até 10 pessoas).

Sábados, domingos e feriados, de hora em hora, das 11h às 16h (grupos de até 10 pessoas).

Todas as visitas são acompanhadas por educadores.

Entrada franca.

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo

C.C.