Secretários se reunem para discutir andamento da Política Estadual de Mudanças Climáticas

Lei estadual de 2009 prevê a redução de 20% das emissões de gás carbônico até 2020

qui, 10/05/2012 - 15h32 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo saiu na frente em relação às políticas para enfrentar as mudanças climáticas. Em 2009, foi aprovada a legislação que criou a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC). A lei prevê a redução de 20% das emissões de gás carbônico até 2020, com base nas emissões de 2005.

O comitê gestor se reuniu para avaliar o andamento dos projetos voltados aatender essa lei. Comandado pelos secretários estaduais da Casa Civil, Sidney Beraldo, e do Meio Ambiente, Bruno Covas, o encontro também contou com representantes das secretarias da Agricultura, Gestão Pública, Casa Militar, Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Energia, Fazenda, Habitação, Saneamento, Transportes Metropolitanos e Logística.

Entre as ações discutidas no evento estão a eliminação da queima da cana-de-açúcar, o programa de crédito à economia verde, a universalização do saneamento básico até 2020, a expansão da rede de transportes público metropolitanos, o Programa de Construção Civil Sustentável, o rodoanel, as hidrovias e a expansão dos aeroportos.

O Secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, lembrou que representantes de diversos setores podem contribuir para que a meta prevista na lei seja alcançada. “O Estado de São Paulo é pioneiro em diversas políticas públicas ambientais e temos muito para mostrar, diversos indicadores positivos. O maior gargalo é a definição das metas setoriais. Estamos discutindo com o setor o que cada um tem para reduzir, prazos para realização e o investimento necessário para alcançarmos a meta”, avisou Bruno.

Do Portal do Governo do Estado