Secretários nacionais da Habitação se reúnem com Lair Krähenbühl

Objetivo da reunião foi alavancar soluções habitacionais com recursos do PAC

seg, 16/04/2007 - 13h10 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), Lair Krähenbühl, reuniu-se na sexta-feira, 13, com a secretária Nacional da Habitação, Inês Magalhães, e com o secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Sérgio Antônio Gonçalves, para tratar de assuntos referentes a ações conjuntas que visam reduzir o déficit habitacional, principalmente nas regiões metropolitanas do Estado.

O encontro serviu também para detalhar as solicitações de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para projetos habitacionais em São Paulo. Segundo Inês Magalhães, os problemas de saneamento e favelização são os mais críticos. “Há uma série de pleitos, tanto por parte do Estado como dos municípios, e a idéia é que o Governo Federal possa articular esses pedidos de modo a ter resultados efetivos no menor prazo possível”.

Entre os projetos que São Paulo pretende viabilizar junto ao governo Federal estão as intervenções de saneamento nas represas Billings e Guarapiranga. Para isso será necessário uma atuação conjunta com os municípios da região metropolitana.

O secretário Sérgio Gonçalves reiterou a importância de se estabelecer essas parcerias. “Essa é uma fase importante da negociação, que vai garantir a rapidez dos investimentos depois de tomadas as decisões. O principal, no momento, é mapear os problemas, concentrar esforços e unir pleitos para que as obras possam ter uma ação conjunta e integrada”, afirmou.

Desde o início do ano, o secretário de Estado da Habitação, Lair Krähenbühl, já se reuniu diversas vezes com a secretária Inês Magalhães e outros representantes do Governo Federal, visando somar esforços para encontrar soluções habitacionais. O encontro de hoje faz parte de uma seqüência de  entendimentos que vêm sendo estabelecidos nesse sentido.

Conforme anunciou Inês Magalhães, a próxima reunião será na quinta-feira, 19, e contará com a participação do ministro das Cidades, Márcio Fortes, e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.

Da CDHU