Secretários estaduais e municipais discutem parceria para desativar Carandiru

Governo do Estado e Prefeitura da Capital debateram o andamento de ações conjuntas em outras áreas

qui, 15/03/2001 - 16h40 | Do Portal do Governo


Governo do Estado e Prefeitura da Capital debateram
o andamento de ações conjuntas em outras áreas

O Governo do Estado recebeu, durante reunião realizada no Palácio dos Bandeirantes, nesta quinta-feira, dia 14, proposta de parceria da Prefeitura da Capital para a desativação do Complexo Carandiru. O anúncio da desativação da Casa de Detenção do Carandiru, hoje com 7.400 presos, foi feito na última segunda-feira, dia 12, pelo governador Geraldo Alckmin. O município propôs atrair investimentos privados na região da penitenciária, por meio de uma operação urbana de readequação. Para isso será necessária a alteração da Lei de Zoneamento Urbano, criando mecanismo legal para a realização de obras acima dos limites previstos. A alteração da lei deve gerar investimentos, em dinheiro, para a construção de novas vagas em outros locais, possibilitando a transferência dos presos.
A proposta foi feita no encontro dos secretários estaduais, André Franco Montoro, do Planejamento, e Antônio Angarita, de Gestão Estratégica; e dos secretários municipais, Rui Falcão, de Governo, e Jorge Wilheim, de Planejamento Urbano, e será encaminhada ao governador Geraldo Alckmin.

Para o secretário do Planejamento, a proposta mostra a boa vontade da Prefeitura e será estudada. ‘Precisaremos definir um cronograma de trabalho e consultar o secretário Nagashi Furukawa. Após a avaliação detalhada, saberemos se há viabilidade financeira, e se a separação urbana proposta pela Prefeitura trará recursos para o Estado construir novas vagas em outros locais’.

Transportes e combate às enchentes

Na reunião foram apresentadas as avaliações dos contatos bilaterais que estão sendo feitos – entre o Estado e a Prefeitura – para dar continuidade ao programa de parceria entre as duas administrações. No encontro também foi discutida a participação da Prefeitura na construção da Linha 4 do Metrô, que liga a Vila Sônia à Luz. A Prefeitura quer participar da construção por meio de duas operações urbanas, uma na região Sudoeste – ou perto da estação Vila Sônia, ou perto da Estação Três Poderes – para poder acoplar esta estação a uma estação rodoviária. Essa estação seria destinada ao fluxo de ônibus que vem das rodovias Raposo Tavares, Régis Bittencourt e Castelo Branco. Na Estação da Luz, a Prefeitura pretende promover a revitalização da Praça General Osório, no Centro da cidade.

O secretário municipal de Planejamento Urbano, Jorge Wilheim, informou que a Prefeitura já tem alguns terrenos em vista para oferecer para a construção pelo Estado de ‘piscinões’ para contenção de enchentes. Está sendo analisada uma área junto à Bacia do Córrego Pirajuçara para oferecer ao Estado. “A área tem alguns problemas jurídicos para serem resolvidos e por isso ainda estamos estudando sua utilização’. Wilheim disse ainda que existe uma outra área – um córrego na Freguesia do Ó -, cujo terreno também está sendo avaliado, dentro de uma ordem de prioridade. ‘No momento temos oito áreas livres, que estarão sendo disponibilizadas, embora ainda não tenha sido fixada qual a utilização. Mas, é para uso das parcerias combinadas anteriormente, ou seja, cadeias, piscinões a habitação”, disse.