Secretários de Estado participam de reunião no Consema

Mauro Arce participou do Consema para discutir o licenciamento das obras da Tamoios

sex, 26/09/2008 - 14h50 | Do Portal do Governo

A reunião ordinária da plenária do Conselho Estadual do Meio Ambiente – Consema, realizada na última terça-feira, 23, contou com a presença do secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce, e do secretário Xico Graziano, do Meio Ambiente. Arce participou da reunião do CONSEMA para discutir o licenciamento ambiental, para a execução das ampliações que serão feitas na Tamoios – um novo traçado. Declarou que serão realizadas obras pontuais de reparos nos trechos de planalto, em pontes, em viadutos e recapeamento das pistas. “As equipes técnicas das duas secretarias vão estudar um projeto que seja ambientalmente viável“, finalizou o secretário dos Transportes.

Xico Graziano, na oportunidade, informou aos conselheiros sobre o balanço elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente – SMA sobre a queda nos desmatamentos no Estado de São Paulo e da criação do Instituto Paulista das Águas, que irá aprimorar a gestão das águas e será coordenado pela SMA e pela Secretaria Estadual de Saneamento e Energia.

Em seguida, os conselheiros apreciaram o Relatório da Comissão Especial de Biodiversidade, Florestas, Parques e Áreas Protegidas sobre os Planos de Manejo do Parque Estadual Carlos Botelho e do Parque Ecológico Nascentes do Tietê. Após a apresentação, realizada por João Roberto Winter, assessor técnico da SMA, os conselheiros aprovaram o Plano de Manejo do Parque Estadual Carlos Botelho, com recomendação para gestão integrada do contínuo Paranapiacaba e com o reforço de sua fiscalização e patrulhamento. O Plano de Manejo do Parque Ecológico Nascentes do Tietê, do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, foi aprovado com recomendações.

Outra pauta discutida, na 251ª da reunião do CONSEMA, foi o estudo sobre “O que são e para que servem os estudos epidemiológicos” , com enfoque nos empreendimentos de impacto ambiental. A apresentação foi feita pela gerente do Setor de Toxicologia Humana e Saúde Ambiental, Rúbia Kuno, da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB.

Da Secretaria do Meio Ambiente