Secretários de Agricultura pedem recomposição total dos recursos da defesa

A reunião aconteceu nesta quarta-feira, dia 2, na sede do Centro de Cana da Secretaria de Agricultura na Agrishow Ribeirão Preto

qui, 03/05/2007 - 21h23 | Do Portal do Governo

O encontro reuniu 12 secretários de estado de agricultura na Agrishow Ribeirão Preto, que discutiram defesa agropecuária e propuseram um esforço conjunto para pedir o descontingenciamento dos recursos da defesa junto ao Governo Federal. Foi aprovada uma verba de R$ 265 milhões no orçamento da União, mas 52% deste total ficou contingenciado e os R$ 127 milhões liberados ainda não chegaram aos estados.

Estiveram presentes os secretários de agricultura de: Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Durante a reunião, ficou acordado que os estados irão trabalhar junto aos seus Governadores e aos parlamentares para pressionar o Governo Federal pelo descontingenciamento imediato dos recursos.

O secretário de agricultura de São Paulo, João Sampaio, insistiu que o Governo tem que ver defesa como investimento e não despesa. “A ladainha dos recursos para a defesa tem que acabar, todos os anos é a mesma discussão, a pressão deve vir agora dos Governadores”, afirma ele.

Os secretários presentes afirmaram que a primeira etapa da campanha de vacinação contra aftosa começou na maioria dos estados neste dia 1º de maio e que os recursos para fazê-la são exclusivamente dos governos estaduais.

Depois do encontro, os secretários de agricultura visitaram o Museu da Cana, com variedades desenvolvidas pela pesquisa paulista e um histórico da cana-de-açúcar no país. Na seqüência, foram para o estande da Secretaria para o lançamento de novas variedades agrícolas desenvolvidas pelo Instituto Agronômico: algodão para o cerrado, mamona precoce para o Nordeste.

Vacinação – A campanha em São Paulo e outros 13 estados ocorre durante todo o mês de maio. Depois o pecuarista tem até o dia 7 de junho para comunicar e comprovar a vacinação de todo o seu gado bovino e bubalino sob pena de autuação. O mesmo vale para a vacinação contra a raiva dos herbívoros no estado de São Paulo, que acontece no período, obrigatoriamente em 3 regiões do estado: Mogi das Cruzes, Guaratinguetá e Pindamonhangaba. Estas regiões apresentam ainda aparecimento de casos de raiva e também alto numero de morcegos hematófagos.

Da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(R.A.)