Secretário inicia ciclo de palestras em curso para delegados de polícia

Curso de formação técnico profissional dos 219 novos delegados, que tomaram posse em maio deste ano, terminará em dezembro

ter, 12/06/2007 - 9h01 | Do Portal do Governo

O secretário de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, abriu nesta segunda-feira, dia 11, o ciclo de palestras aos delegados de polícia em curso de formação, na Academia de Polícia Civil (Acadepol). O evento se estenderá até dezembro, quando termina o curso de formação técnico profissional dos 219 novos delegados que tomaram posse em maio deste ano.

Os princípios básicos da política de segurança pública fundamentais na atuação dos novos delegados foi o tema abordado por Marzagão. Para o secretário, a polícia deve atuar com firmeza, mas dentro do desejado ponto de equilíbrio entre liberdade individual e segurança coletiva. “Assim ela assegurará a ordem pública respeitando os direitos básicos da cidadania”, declarou.

Marzagão acredita que o aprimoramento da atividade profissional é o investimento na inteligência da instituição são princípios fundamentais. “A força deve ser substituída pela inteligência”, destacou o secretário lembrando que importantes operações têm resultados positivos sem o disparo de um só tiro.

Além da polícia investigativa, ele falou sobre o investimento na política de segurança pública preventiva, atuando por meio da inclusão social. “Onde há insuficiência do Estado, o crime se instala”. Ele acredita, que quando isso ocorre a polícia deve controlar esses locais. “A estabilização evita a formação de milícias e do crime organizado”, disse ele citando a operação realizada no Jardim Elisa Maria, favela da zona norte da Capital, onde a atuação policial acabou com os pontos de tráfico.

Marzagão ressaltou a necessidade das Polícias Civil, Militar e Científica estarem integradas na busca de um objetivo comum: a integração da ordem pública e a tranqüilidade do cidadão. “Passar a sensação de segurança é tão importante quanto a própria segurança”, disse ele.

Também assistiram à palestra, o secretário adjunto, Lauro Malheiros Neto, o diretor da Acadepol, Marco Antonio Desgualdo, o delegado Geral de Polícia, Mario Jordão Toledo Leme e o superintendente da Polícia Técnico Cientifica, Celso Perioli.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

(R.A.)