Secretário dos Transportes Metropolitanos descarta falha técnica em acidente da CPTM

nd

ter, 08/08/2000 - 21h07 | Do Portal do Governo

O Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Claudio de Senna Frederico, anunciou, em entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira, dia 8, que o acidente ocorrido na Linha A (Brás – Francisco Morato) da Cia. Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, no dia 28 de julho, não foi causado por falha técnica. O acidente teve um saldo de nove mortos e 105 feridos.

O acidente aconteceu quando um trem sem passageiros, que estava estacionado entre as estações Jaraguá e Perus, perdeu os freios e desceu desgovernado, chocando-se com um trem, com passageiros, parado na estação Perus.

A revelação do Secretário se baseou no trabalho da Comissão de Sindicância da CPTM, que investiga as causas do acidente. “Já foi constatado que nenhum equipamento ou material deixou de funcionar de acordo com as especificações. O que significa que não houve falha técnica”, afirma o secretário.

Além disso, dentro do processo de investigação, foram realizados testes que comprovaram que a colocação de qualquer tipo de calço (madeira, pedra, galho de árvore) é suficiente para manter um trem parado mesmo em local com declive. “O procedimento da CPTM estabelece que o calçamento deve ser feito imediatamente após a parada do trem”, esclarece o secretário. Portanto, o não cumprimento deste procedimento leva a crer que houve falha humana. O resultado das investigações da Comissão de Sindicância deverá ser apresentado no próximo sábado (dia 12/8).