Secretário do Meio Ambiente defende produção sustentável em evento promovido pela Fiesp

Graziano estimulou empresários a buscarem gestão ambiental com responsabilidade

sex, 03/08/2007 - 11h25 | Do Portal do Governo

O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, participou nesta quinta-feira (2/8) da abertura da “Mostra Sistema FIESP de Responsabilidade Socioambiental”, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, onde apresentou os 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado, com destaque para o “Licenciamento Unificado”, o “Etanol Verde” e o “São Paulo amigo da Amazônia”, aos quais se referiu como exemplos de gestão ambiental com responsabilidade.

Graziano, que representou o governador José Serra no evento, ressaltou que esses projetos se constituem em ações efetivas, ágeis, transparentes e, principalmente, rigorosas com as questões ambientais. “Vamos estimular a produção sustentável de etanol, mas respeitando e protegendo os recursos naturais, com responsabilidade social, certificando as empresas do setor. A unificação do licenciamento ambiental vai desburocratizar o serviço e, de forma transparente, capacitar os municípios para assumirem o licenciamento de empreendimentos de impacto local; e, no caso da construção civil paulista, toda a madeira será advinda de manejo sustentável e não surrupiada da floresta amazônica. Queremos sucesso na produção, sim, mas com gestão ambiental. Essa é a preocupação do Governo do Estado”, enfatizou.

A Mostra contou, também, na sessão de abertura, com as presenças de Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, Paulo Skaf, presidente da FIESP, Nelson Pereira dos Reis, vice-presidente e diretor-titular do Departamento de Meio Ambiente da FIESP, de Eliane Belforte, diretora do Comitê de Responsabilidade Social da entidade; e de Fábio Barbosa, presidente do Banco Real e Febraban.

O evento se estenderá até o dia 4 próximo, reunindo empresas de todos os setores e segmentos, e abordando três grandes temas: Sustentabilidade, Meio Ambiente e Nova Economia. Ao final da Mostra, será elaborado um documento com propostas, dos grupos temáticos, que serão apresentados ao Poder Público.

Da Secretaria do Meio Ambiente

(J.H.)