Secretário do Meio Ambiente antecipa prioridades para 2010

Educação ambiental, coleta seletiva de lixo e arborização urbana são os temas principais

qua, 02/12/2009 - 14h55 | Do Portal do Governo

O final de 2009 se aproxima e chega a hora de pensar no ano que vem. Principalmente quando se trata de projetos voltados ao meio ambiente, com necessidade de planejamento, preparação e metas de curto e longo prazo. Antenado a todos esses detalhes, o secretário do Meio Ambiente Xico Graziano já adiantou qual será o foco da secretaria durante o ano de 2010: educação ambiental, coleta seletiva de lixo e arborização urbana.

Os três temas já fazem parte dos 21 programas ambientais estratégicos da secretaria, entre eles destacam-se Lixo Mínimo, Município Verde Azul e Criança Ecológica. Após anunciar o ranking dos municípios verdes do Estado, no dia 1º de dezembro, Graziano divulgou as prioridades da pasta.

As preocupações do governo estão bem próximas das da população que geralmente pede providências sobre lixo, poluição do ar e da água e reflorestamento. Além disso, os esforços da pasta do Meio Ambiente para promover a sustentabilidade não param por aí. Há um grande empenho em melhorias nas políticas de licenciamento ambiental, eliminação gradativa das queimadas em canaviais e em vários outros projetos.

Desafio

Uma das metas da Secretaria do Meio Ambiente é que as cidades paulistas estejam todas de acordo com os propósitos da pasta. Por isso, o projeto Município Verde Azul surgiu como um desafio para os municípios. Quem entra na disputa pela certificação ambiental são avaliados em dez diretivas: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente. Aqueles que atingem nota acima de 80 são “premiados”.

Em 2009, o ranking divulgado no dia 1º de dezembro certificou 156 cidades – 254% a mais que no ano passado, quando foram apenas 44 – e todos os municípios paulistas se submeteram à avaliação da Secretaria. Santa Fé do Sul, na região de São José do Rio Preto, noroeste do Estado, foi a primeira colocada pelo segundo ano consecutivo.

Educação Ambiental

No quesito da educação ambiental, os esforços estão concentrados principalmente nas crianças. No projeto Criança Ecológica, os locais são pedagogicamente preparados para receber as excursões de alunos, que ganham um exemplar do livro “Criança Ecológica – Sou dessa turma”. Nele, os personagens ensinam os leitores mirins o que é biodiversidade, a importância das matas ciliares e como devemos usar a água sem desperdiçar, entre outros conceitos indispensáveis a uma vida sustentável no Planeta.

O Criança Ecológica, que começou em cinco espaços da capital – Parque Villa Lobos; Parque Ecológico do Guarapiranga; Parque Zoológico; Jardim Botânico e Pomar Urbano -, já foi expandido para o interior. As últimas cidades a receberem o projeto foram Cubatão e Paranapanema.

Lixo

Um dos grandes problemas ambientais do momento é o que fazer com tanto lixo produzido. Coleta seletiva, reciclagem, reaproveitamento, consumo consciente são algumas das soluções amenizadoras. Nesse sentido, o projeto Lixo Mínimo tem a meta de eliminar a disposição inadequada de resíduos domiciliares no Estado, extinguindo os lixões a céu aberto. A longo prazo, o programa prevê a utilização de incineradores. Eles ajudarão a reduzir ainda mais o volume de rejeitos e aumentarão a vida útil dos aterros sanitários.

Pensando nisso, o Hospital das Clínicas lançou recentemente um posto de coleta de óleo de cozinha utilizado, evitando que ele vá parar no lixo ou caia na rede de esgoto e venha a poluir as águas do Estado. Instalado no Prédio dos Ambulatórios, local de grande circulação de pessoas, o posto tem capacidade para armazenar até mil litros de óleo usados/dia, o qual deverá ser transformado em biodiesel.

*No dia 25 de novembro, o secretário Xico Graziano participou de um bate-bapo com internautas no canal SPChat do Portal do Governo do Estado. Confira os próximos convidados no endereço http://chat.saopaulo.sp.gov.br/

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo