Secretário de Saneamento e superintendente do DAEE visitam o Vale do Ribeira

Eles irão se reunir com os prefeitos das cidades atingidas pelas enchentes do rio Ribeira de Iguape

sex, 05/08/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos Edson Giriboni, e o superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) Alceu Segamarchi Jr. estarão nesta sexta-feira, 5, em Registro, onde se reúnem com os prefeitos das cidades atingidas pelas enchentes do rio Ribeira de Iguape. Na mesma oportunidade, eles também discutirão com os técnicos do DAEE medidas de apoio que ainda possam vir a ser implementadas.

Alerta antecipado

A Sala de Situação do DAEE em Registro, que monitora toda a bacia do rio Ribeira de Iguape no Estado, emitiu um alerta de inundação no Vale do Ribeira na manhã de segunda-feira, 1º de agosto. O comunicado foi enviado à Coordenadoria de Defesa Civil do Estado e às unidades de Defesa Civil dos municípios do Vale do Ribeira.

O DAEE mantém oito postos de telemetria na bacia do Ribeira que geram informações sobre nível d’água dos rios e índices de chuvas. A equipe técnica da Sala de Situação de Registro acompanha o comportamento dos rios e emite relatórios que são atualizados de hora em hora e enviados para os órgãos de Defesa Civil municipais. O engenheiro Irineu Takeshita de Oliveira, da equipe técnica do DAEE e Coordenador da Defesa Civil Regional no Vale do Ribeiro, destaca que “o nível do rio Ribeira de Iguape já está baixando e, provavelmente, em dois ou três dias as pessoas poderão voltar para suas casas”.

Barragem do Valo Grande

O DAEE está enviando uma drag-line para Iguape. A máquina deverá começar amanhã a remoção de mais de 20 mil metros cúbicos de entulho arrastado pela enchente, principalmente troncos e galhos de árvores, que se acumularam junto à Barragem do Valo Grande.

Do DAEE