Secretário de Emprego e Relações do Trabalho se reúne com prefeitos da região de Americana

Objetivo do encontro é informar as autoridades locais sobre os programas sociais da Secretaria

sex, 23/03/2001 - 10h19 | Do Portal do Governo

O secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Walter Barelli, estará, nesta sexta-feira, dia 23, às 14h30, na Câmara Municipal de Americana, onde se reunirá com prefeitos de diversas cidades da região. O objetivo do encontro é informar as autoridades locais sobre os programas sociais voltados para a população carente desenvolvidos pela Secretaria, como por exemplo o Banco do Povo e o Programa de Auto-Emprego (PAE).

O Fundo de Investimentos de Crédito Produtivo Popular, ou Banco do Povo, tem dois anos de existência, e está presente hoje em 84 cidades paulistas. Sem agências convencionais, sem burocracia e sem qualquer complicação, o Banco do Povo empresta a juros de 1%, sem similar no país, e já liberou mais de R$ 17 milhões em empréstimos, beneficiando cerca de 30 mil pessoas. Para cada quatro empréstimos liberados, são criados, em média, três empregos.

O governo estadual já investiu R$ 8,2 milhões no PAE desde sua implantação e prevê gastar mais 3,6 milhões até o final deste ano. De acordo com Barelli, o programa já capacitou mais de 17 mil pessoas em 85 municípios no estado, proporcionando o surgimento de 534 empresas comunitárias ou microempresas, além de dezenas de iniciativas individuais, com a geração de aproximadamente 13 mil empregos diretos.