Secretário de Agricultura participa da Conferência Anual da OIE

A reunião é o principal foro de discussão da sanidade animal do mundo

ter, 22/05/2007 - 12h30 | Do Portal do Governo

O secretário de agricultura e abastecimento do estado de São Paulo, João Sampaio, participa de 20 a 25 de maio da 75ª Conferência Anual do Comitê Internacional da OIE – Organização Internacional para Saúde Animal, que acontece em Paris, na capital francesa. Essa sessão anual congrega os 168 países membros, o Brasil é um deles.

Durante o encontro, o secretário deve frisar as ações realizadas em São Paulo, as quais têm garantido o estado livre de aftosa há 11 anos. Para o secretário, a reunião anual é importante para contato junto às autoridades sanitárias dos países membros. “No caso de São Paulo, nosso trabalho é mostrar que, sanitariamente, não há razões para os embargos que continuamos a sofrer principalmente da União Européia e Chile, nossos principais compradores”, afirma o secretário. São Paulo sofre os embargos desde outubro de 2005, quando ocorreram os casos de aftosa em Mato Grosso do Sul e Paraná.

O estado de São Paulo está em plena campanha de vacinação contra a febre aftosa que acontece de 1 a 31 de maio. Nos últimos nove semestres, com vacinações em maio e novembro, o índice de cobertura é acima de 99%. O rebanho paulista está calculado em 12,6 milhões de cabeças e o último caso da doença foi em 1996 na região de São Carlos. Na última campanha em novembro de 2006 alcançamos a marca de 99,40% do rebanho.

A OIE é a entidade responsável pela política de sanidade animal no mundo e controla a aplicação destas entre os países membros. Neste ano, as atividades da Conferência se concentrarão na adoção de normas internacionais na área de segurança sanitária no comércio mundial de animais e subprodutos; e a luta dos países contra enfermidades sanitárias no mundo e a eleição de membros em algumas comissões.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento