Secretário da Segurança Pública anuncia início dos testes de integridade na Polícia de São Paulo

Anúncio foi feito durante o I Seminário Internacional sobre Modernidade e Eficácia na Instituição Policial

qua, 13/09/2000 - 16h54 | Do Portal do Governo


Nas próximas semanas, serão iniciados, no âmbito da Polícia paulista, os testes de integridade, inspirados em modelo implementado com grande sucesso pela Polícia de Nova York. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 13, pelo secretário da Segurança Pública, Marco Vinício Petrelluzzi, durante o I Seminário Internacional sobre Modernidade e Eficácia na Instituição Policial (Simepol), que acontece no Parlamento Latino-Americano – Parlatino, em São Paulo.

“Por serem aplicados aleatoriamente, os testes de integridade não têm como objetivo principal flagrar o policial, mas sim evitar que o agente, no seu dia-a-dia, reaja às tentações a que é submetido”, explicou Petrelluzzi, acrescentando que a iniciativa destina-se também a promover uma mudança na forma de abordagem da atuação das Corregedorias, que hoje trabalham de forma reativa e que poderão, com os testes de integridade, agir de maneira proativa (prevenindo situações).

O secretário fez questão de agradecer publicamente ao chefe da Corregedoria de Polícia de Nova York, Charles Campisi, que, como responsável pela introdução dos testes de integridade naquela cidade, facilitou o trabalho de um grupo de quatro policiais paulistas (dois em cargos de direção), que permaneceu nos Estados Unidos durante duas semanas estudando o modelo americano.

Campisi destacou o importante passo que as polícias Civil e Militar de São Paulo estão dando na direção do trabalho, conjugado, melhorando, assim, sua eficiência no combate à criminalidade. “A mudança na cultura das polícias e o trabalho em conjunto não acontecerão da noite para o dia, mas certamente ocorrerão com o esforço que vem sendo realizado”, observou.