Secretário da Segurança abre seminário sobre modernidade e eficácia da instituição policial

nd

qua, 13/09/2000 - 15h46 | Do Portal do Governo


Nesta quarta-feira, dia 13, durante a abertura do I Seminário Internacional sobre Modernidade e Eficácia da Instituição – Simepol, do qual participam autoridades responsáveis pela gestão do Setor Segurança de São Paulo e de vários países (Estados Unidos, México, Argentina e Chile), o secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, afirmou ‘que o espírito que atualmente comanda a polícia paulista é o espírito de mudança, que acompanha o que está sendo desenvolvido no Brasil e no mundo para, cada vez mais, nos integrarmos a uma ação policial, cuja tendência é deixar de ser local para fazer frente aos grandes desafios do novo século e do novo milênio que se iniciam.’
Em relação a participação dos representantes de outros países nos trabalhos do Seminário, Petrelluzzi destacou a importância do intercâmbio entre forças policiais com formações culturais semelhantes, como a latino-americana, ou totalmente diferente, como a norte-americana. ‘Os policiais dos Estados Unidos da América do Norte, em termos de tecnologia e uso de métodos não ortodoxos para nós latinos, têm muito a discutir conosco e compartilhar experiências. A integração entre nós é fundamental à medida que os nossos problemas são semelhantes e as nossas culturas extremamente próximas. Mas o intercâmbio com os Estados Unidos da América do Norte é fundamental, porque, a partir de uma cultura jurídica totalmente diversa da nossa, eles encontraram soluções absolutamente impensáveis dentro da nossa cultura. Por isso, jamais seriam desenvolvidas por nós. É bem verdade que o outro lado da moeda também é verdadeiro, ou seja, soluções que o nosso dia-a-dia propõe seriam absolutamente impensáveis para os padrões da tradição jurídica americana. Portanto, podemos concluir que este intercâmbio vai ser produtivo para ambos os lados’, disse o secretário.
Outro ponto importante neste tipo de intercâmbio, segundo Petreluzzi, é a quebra da resistência ao novo, característica comum entre as forças policiais do mundo inteiro, pois todas são conservadoras. ‘Mas hoje vivemos em um mundo globalizado, em constante mutação, aonde, quem não der espaço para o novo, vai ficar irremediavelmente no passado’.
Dentro deste espírito de inovação e mudança que o secretário Petrelluzzi anunciou o lançamento de vários programas que serão implementados dentro de no máximo 30 dias e representarão, assim como o Plantão Eletrônico – registro de ocorrências via internet lançado pelo Governo do Estado no começo deste ano -, um salto de qualidade nos serviços prestados pela polícia paulista à população.
O chefe da Corregedoria de Polícia de Nova Iorque, Charles Campisi, destacou, por sua vez, o importante passo que as polícias Civil e Militar de São Paulo estão dando na direção do trabalho conjugado, melhorando, assim, sua eficiência no combate à criminalidade. Segundo ele, ‘a mudança na cultura das polícias e o trabalho em conjunto não acontecerão da noite para o dia, mas certamente ocorrerão com o esforço que vem sendo realizado.’