Secretário da Habitação se reúne com prefeitos da região de Bauru e sorteia casas em Arealva

Encontro inédito com prefeitos reafirma proposta do secretário Lair Krähenbühl de trabalhar em parceria com os municípios do Estado de São Paulo

ter, 13/02/2007 - 17h12 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, promoveu, no último sábado (10/02), em Piratininga, um encontro com cerca de 30 prefeitos da região de Bauru. A reunião teve como objetivo apresentar a nova política da Secretaria da Habitação e receber as solicitações dos municípios referentes à questão habitacional.

O secretário ouviu as reivindicações das lideranças municipais e apontou soluções para alguns problemas. Para outras solicitações, o secretário deu um prazo de 15 dias para que as equipes da Secretaria e da CDHU se posicionem. “Se nesse período vocês não tiverem resposta podem ligar diretamente para o meu gabinete”, assegurou aos prefeitos.

Segundo Krähenbühl, a nova linha de atuação da Secretaria da Habitação dará ênfase à regularização fundiária e à urbanização. Por orientação do governador José Serra, cerca de 60% dos esforços da Secretaria serão voltados a esse trabalho.

Para o secretário, é importante discutir e aprimorar os processos que envolvem a questão habitacional para atender com rapidez as demandas dos municípios. Isso inclui agilizar a tramitação e a aprovação de projetos, que são de responsabilidade do Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais (Graprohab), vinculado à Secretaria. Passa também pelo cumprimento de prazos, ocupação de espaços institucionais, trabalho de pós-ocupação dos empreendimentos habitacionais, elaboração de novas modalidades de atendimento aos municípios, entre outras questões.

Lair Krähenbühl ressaltou aos prefeitos que eles também devem participar desse esforço concentrado realizando novos projetos já direcionados à regularização.

Sorteio em Arealva

Antes de participar do encontro com os prefeitos, o secretário comandou o sorteio de 150 casas em Arealva, também na região de Bauru. Estavam inscritas 374 famílias, das quais quase 95% com rendimentos entre um e três salários mínimos. Elas concorreram a moradias com 43,18m² de área total, dois dormitórios (o projeto permite ainda a construção de mais dois quartos), sala, cozinha, banheiro e área de serviço, que serão construídas por meio do Programa Pró-Lar Autoconstrução, realizado pela CDHU em parceria com os municípios. O investimento na construção do empreendimento será da ordem de R$ 2,2 milhões.

Da Assessoria de Imprensa da CDHU

 

(VS)