Secretário da Habitação se reúne com prefeitos da Baixada Santista

Objetivo foi definir as prioridades da área da habitação que serão apresentadas ao Governo Federal

seg, 23/04/2007 - 21h02 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), Lair Krähenbühl, recebeu nesta segunda-feira, dia 23, o prefeito de Cubatão, Clermont Silveira Castor, juntamente com prefeitos e representantes de municípios da Baixada Santista.

O encontro foi realizado na sede da pasta, em São Paulo, e teve como objetivo examinar os projetos que deverão receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A Secretaria de Estado da Habitação está atuando junto ao Governo Federal para viabilizar a aplicação desses recursos em nosso Estado, prioritariamente na Baixada Santista, onde existem graves problemas socioambientais decorrentes de ocupações irregulares em áreas de risco e de preservação. Como as necessidades são maiores que a capacidade de recursos do PAC, é preciso estabelecer prioridades.

O critério adotado refere-se a ações de impacto que se articulem com o saneamento, promovam a recuperação ambiental e melhorem a qualidade de vida da população. Para auxiliar na concretização dos projetos, o secretário colocou a sua equipe técnica à disposição dos prefeitos para ajustá-los às exigências legais e processuais do Programa.

Durante a reunião, foram definidos os pleitos municipais que comporão a lista de projetos da Baixada Santista a ser entregue ao Ministério das Cidades, na próxima quinta-feira, em novo encontro na sede da Caixa Econômica Federal, na Capital. Krähenbühl elogiou a organização do grupo de prefeitos e destacou a importância de se articular as ações dos municípios com as do Governo do Estado no sentido de elaborar uma intervenção eficaz. “É importante reunir e organizar os pleitos e entregar os projetos unificados. Há uma preocupação grande em atender as prioridades da população, que estão sendo muito bem colocadas por todos os prefeitos. Realmente há grandes chances desse trabalho se tornar uma intervenção-modelo para o País”, comentou.

O secretário ressaltou ainda que a atual linha de ação da Secretaria está dando ênfase à regularização fundiária e à urbanização e vai concentrar a maior parte de suas intervenções nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas e na Baixada Santista, sem no entanto deixar de atender as necessidade por novas moradias.

Entre os presentes no encontro estavam os prefeitos de Praia Grande, Santos e São Vicente e representantes dos municípios do Guarujá, Itanhaém e Peruíbe. O prefeito de Cubatão, Clermont Silveira Castor fez uma avaliação positiva da reunião. “Cubatão é uma cidade que aparenta ser rica, mas tem uma pobreza muito grande e um déficit habitacional muito maior ainda. É muito triste ver a situação de muitas famílias com crianças, idosos que vivem em palafitas no município. No entanto, temos a felicidade de receber essa atenção especial do secretário Lair Krähenbühl”.

Da Assessoria da Imprensa da CDHU

(R.A.)