Secretário da Habitação libera 290 casas populares para Bragança

Krähenbühl tratou também da construção de uma grande estação da Sabesp

ter, 18/09/2007 - 9h30 | Do Portal do Governo

O  secretário  de  Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento  Habitacional  e  Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, assinou ontem,  17 de setembro, em Bragança Paulista, convênio com a prefeitura do município  para  construção  de  290 moradias populares, pelo Programa de Parceria com Municípios. Os imóveis serão edificados com recursos da CDHU em  terreno  doado  pela  prefeitura. O secretário e o prefeito debateram também a regularização de empreendimentos na cidade, por meio do programa Cidade  Legal,  instituído  recentemente  pelo  governo  do  Estado  para agilizar a regularização  fundiária. Participaram também do encontro, o secretário-executivo   do  Grupo  de  Análise  e  Aprovação  de  Projetos Habitacionais  (Graprohab),  Silvio Figueiredo, o diretor de Planejamento da  CDHU,  Reinaldo Iapequino, secretários e técnicos da prefeitura, além de outros representantes da companhia.

O convênio assinado refere-se à construção de 290 casas do Conjunto Habitacional Bragança Paulista F, localizado no Jardim Águas Claras. Ficou definido ainda a conclusão de 84 unidades no mesmo local, que estão em fase de acabamento e necessitam ainda de obras de infra-estrutura, pelo Programa de Parceria com Municípios.  Embora os imóveis ainda sigam o padrão de dois dormitórios eles contarão com a inclusão de recursos como aquecedor solar, revestimentos e piso.

Durante  a  reunião  ficou definida uma importante reformulação nos projetos  que  prevê  a participação direta da Sabesp nas obras, o que se tornou possível depois da celebração de convênio entre a CDHU e a empresa de  abastecimento  de  água  e  tratamento  de  esgoto  do  Estado.  Será construída  uma  única  grande  estação  de  tratamento  de  esgoto  e de abastecimento  de água para atender todas as novas unidades em construção ao   invés  de  uma  para  cada  conjunto  habitacional  como  se  previa anteriormente.  A  construção  dessa estação elevatória será concretizada por  meio de convênio a ser firmado entre a CDHU, a Sabesp e a prefeitura de Bragança Paulista.

“Já assinamos um convênio para a construção de 290 novas moradias. Estamos  aqui também para liquidar as pendências que existiam impedindo a regularização  dos  empreendimentos.  Julgo  ainda muito importante nossa proposição,  junto à Sabesp, da execução de uma estação de tratamento que atenda  não  só  as  unidades  já  construídas,  mas  todo  esse complexo projetado.  Vamos fazer uma coisa mais ousada, definitiva e responsável”, afirmou o secretário Lair Krähenbühl.

Na  próxima  quarta-feira acontecerá a reunião, em São Paulo, entre representantes  da prefeitura e técnicos da Secretaria da Habitação, onde se  debaterá questões ligadas à regularização e detalhamento da conclusão das obras.

Após  o  evento,  o  prefeito  João  Afonso  Sólis  afirmou  que  o secretário  mostrou uma grande preocupação com o município. “É a primeira vez  que  recebo um secretário de Estado em meu gabinete e posso garantir que  são poucos os secretários que dão atenção especial para prefeitos do Interior. Agradeço  muito a visita do secretário Lair Krähenbühl aqui na minha  cidade  e  tenho  certeza que os moradores de Bragança estão muito felizes com as novas casas que serão construídas”, disse o prefeito.

O Programa de Parceria com Municípios, que absorve o Autoconstrução (Habiteto)  e  outras modalidades  adotadas para a edificação de moradia populares,  está  incorporando  diversas  inovações, como  realização da infra-estrutura   com   recursos   do  Estado,  ênfase  na  regularização fundiária,  exigência  de  maior investimento na área social por parte do município,  autonomia  para as prefeituras decidirem entre as modalidades de autoconstrução ou administração direta. Além do convênio assinado em  Bragança  Paulista,  por  meio do programa, a Secretaria de Estado da Habitação  firmou  convênios com outras 32 prefeituras para a produção de 2.527 moradias.

Da Secretaria Estadual de Habitação

(S.M.)