Secretario da Habitação anuncia 1.100 novas moradias para Jundiaí

O anúncio foi feito no Encontro Secovi do Mercado Imobiliário de Jundiaí

qui, 12/07/2007 - 20h03 | Do Portal do Governo

O Secretario Estadual da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, anunciou hoje a viabilização de mais 1.100 moradias para Jundiaí. O anúncio foi feito durante palestra no “Encontro Secovi do Mercado Imobiliário de Jundiaí”, promovido pelo Sindicato da Habitação (Secovi). Lair Krähenbühl afirmou que a partir de amanhã estará aberto o processo de licitação para contratação da empresa que vai realizar a construção de 500 unidades. As demais 600 moradias serão destinadas ao Programa Habitacional de Integração (PHAI), que será lançado em Jundiaí no início de agosto.

O PHAI foi lançado em abril pelo Governo do Estado de São Paulo e permitirá ao funcionário público adquirir a casa própria próximo ao seu local de trabalho. O programa, criado pela Secretaria Estadual da Habitação e desenvolvido pela CDHU, em parceria com a Secretaria de Gestão Pública e com o Banco Nossa Caixa, tem como principal objetivo financiar moradias para servidores públicos estaduais ativos, com financiamento de 20 anos pela Nossa Caixa, prestações fixas com desconto em folha de pagamento e juros de 6% ao ano.

Isso promove economia de tempo no deslocamento do servidor e reduz custos com transporte, melhorando assim a qualidade de vida do trabalhador, além de integrá-lo à comunidade onde reside, o que é uma das premissas do programa. Serão beneficiados servidores como, por exemplo, policiais civis e militares, professores e profissionais da saúde, além de outras categorias que trabalham para o Estado. Levantamentos da Secretaria da Gestão indicam que pelo menos 75% do total de servidores ativos são das áreas de Segurança Pública, Saúde e Educação.

Durante a palestra, o secretário Lair Krähenbühl afirmou que o programa tem entre seus reflexos a possibilidade real de integração comunitária e familiar. “Vamos aproximar o professor do aluno, o médico do paciente, o trabalhador da comunidade. Além disso, o servidor terá mais tempo para ficar com a família”, explica. De acordo com o secretário, a meta é atender o maior número possível de servidores. “Pretendemos oferecer seis mil moradias no período de três anos para o funcionalismo público”, revela Krähenbühl.

Na ocasião, o secretário ainda apresentou o trabalho da Secretaria e da CDHU no sentido de adequar as tipologias de imóveis de interesse social, agregando os avanços tecnológicos obtidos nas áreas da construção civil e do urbanismo. O objetivo da atual gestão é inovar e humanizar os conjuntos habitacionais, transformando-os em locais mais saudáveis e com mais urbanidade, sempre levando em conta aspectos de cunho ambiental.

As novas residências deverão contar, por exemplo, com aquecimento da água do chuveiro por meio de energia solar, o que representará significativa economia na conta luz, menor consumo de energia elétrica e, consequentemente, redução do impacto ambiental. O conjunto também vai incorporar um novo modelo de arborização e paisagismo, além de muros que separam entre as casas e calçadas especialmente projetadas para melhor adequação do fluxo de pedestres.

Por fim, Krähenbühl lembrou ainda que a Secretaria da Habitação, por meio da CDHU, tem hoje mais de 68 mil unidades habitacionais em construção e nesta gestão está dando ênfase à regularização fundiária e à urbanização. De acordo com o secretário, a orientação do governador José Serra é para que aproximadamente 60% dos recursos da Secretaria sejam direcionados a esse trabalho, no entanto, sem deixar de atender à necessidade de novas moradias.

Rodrigo Pinto

Da Secretaria Estadual da Habitação