Secretário da Agricultura realiza workshop durante a 23ª Semana da Citricultura em Cordeirópolis

Tema é 'Governo de São Paulo e Desenvolvimento do Agronegócio Citrícola'

qui, 07/06/2001 - 10h03 | Do Portal do Governo

Tema é ‘Governo de São Paulo e Desenvolvimento do Agronegócio Citrícola’

Nesta quinta-feira, dia 7, o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, João Carlos de Souza Meirelles, apresenta um workshop com o tema ‘Governo de São Paulo e Desenvolvimento do Agronegócio Citrícola’, em Cordeirópolis. A apresentação faz parte da programação da 23ª Semana de Citricultura, que acontece até esta sexta-feira, dia 8, no município.

Outra atração do evento é um catálogo de variedades de citros pesquisadas pelo Instituto Agronômico (IAC) da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), ligada à Secretaria da Agricultura. Este catálogo, destinado a técnicos e produtores, torna mais conhecidas as diferentes variedades existentes no Banco de Germoplasma de Citros. Inicialmente, a coleção traz 20 variedades de citros, das quais 13 de laranja, seis de tangerina e uma de tangor.

A edição contém informações gerais e fotos, para que os interessados possam avaliar qual das variedades é mais lucrativa e atende melhor suas expectativas.

Segundo o diretor do Centro de Citricultura, Joaquim Teófilo Sobrinho, o objetivo é tornar as variedades de citros cada vez mais conhecidas dos usuários e possibilitar o plantio de pequenos pomares experimentais em diferentes regiões. “Outro aspecto que vamos fortalecer é o conhecimento prévio das variedades, já que existem no Banco de Germoplasma do Centro cerca de 1.800 acessos’, explicou. O álbum será complementado anualmente com novas variedades.

Também estão em destaque na 23ª Semana da Citricultura, assuntos que abrangem mudas protegidas, pinta preta, amarelinho (CVC) e cancro cítrico.

O Brasil é o maior produtor mundial de citros, à frente de Estados Unidos, China e Nigéria, com aproximadamente 30% da produção e 53% do suco de laranja fabricado em todo mundo. Os pomares nacionais são responsáveis por 80% do suco concentrado distribuído no mercado internacional, o que constitui atividade essencial para 316 municípios paulistas, de acordo com dados do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus).

Para a redução de gastos com a cultura, além dos trabalhos apresentados no ‘Dia da Economia’, na programação desta quinta-feira, 7, serão tratadas estratégias de manejo ecológico, que visam ao melhor controle de pragas da citricultura. Atualmente os tratamentos fitossanitários são responsáveis por cerca de um terço dos custos de produção dos citros.

Paralelamente à Semana de Citricultura, o maior evento nacional do setor, acontece a Expo Citrus 2001, na qual estão sendo mostradas inovações como defensivos, adubos, calcário, irrigação, implementos, estufas e telados. Estima-se que 15 mil pessoas visitem o evento e que as vendas cheguem a US$ 200 milhões.

Data: Até 8 de junho
Local: Centro de Citricultura Sylvio Moreira – Cordeirópolis-SP