Pastas firmam acordo para produção agropecuária sustentável

Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e Abastecimento adotam ações para implementação de projeto em propriedades rurais

ter, 24/04/2018 - 18h44 | Do Portal do Governo

Os secretários de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Jardim, e do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, assinaram nesta sexta-feira (20) um ofício conjunto que solicita à Secretaria da Fazenda o envio de um anteprojeto de lei à Assembleia Legislativa para autorizar a implementação do Projeto São Paulo – Agricultura Proclima.

Os representantes das duas pastas também alinharam ações para implementar o Programa de Regularização Ambiental (PRA) nas propriedades rurais paulistas. Sucessor do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado, o Projeto São Paulo – Agricultura Proclima terá foco na produção agropecuária sustentável em áreas degradadas, com financiamento junto ao Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

“O governador Márcio França determinou uma atuação sempre integrada entre as secretarias, voltada ao interesse público, para dar celeridade às ações que auxiliam o produtor, trazendo tranquilidade para que possa produzir de forma sustentável”, avalia Francisco Jardim.

Produtividade

Mauricio Brusadin destacou os esforços conjuntos que têm gerado bons resultados ao produtor agropecuário. “A compreensão do Governo Estadual é de que esses setores não são antagônicos. Agricultura e meio ambiente devem caminhar juntas sempre. Os produtores rurais são grandes defensores do meio ambiente, responsáveis pela preservação dos recursos naturais”, diz.

Formulado de acordo com o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), o novo projeto trará produtividade, geração de emprego e renda em atividades de recuperação de áreas degradadas.

“A partir do desenvolvimento de uma agricultura sustentável, haverá a redução de emissão e a remoção de gases de efeito estufa, possibilitando ao setor maior resiliência diante das mudanças climáticas, contemplando a implantação de florestas”, ressalta João Brunelli Junior, titular da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), responsável pela execução do Microbacias II e formulação do novo projeto.

Ações

Acompanhados de coordenadores das equipes técnicas e estratégicas de cada pasta, os secretários estaduais também alinharam as ações para a implantação do PRA, que proporcionará aos proprietários rurais segurança jurídica para legalizar a propriedade no que se refere às questões ambientais e acessar financiamentos.

“Discutimos a implementação do programa para estarmos preparados logo que a decisão judicial sair, seja nos próximos dias ou meses, afinando as ações dos técnicos no apoio aos produtores para recuperar pastos e preservar nascentes”, afirma Maurício Brusadin.

“As atividades serão discutidas de forma mais intensa nas reuniões que já são realizadas semanalmente entre os técnicos da Agricultura e do Meio Ambiente”, explica Francisco Jardim.

Os encontros terão maior participação da equipe técnica da Cati, responsável pela implantação do programa em cerca de 280 mil propriedades rurais de até quatro módulos fiscais, de um total de mais de 330 mil que aderiram ao Cadastro Ambiental Rural.