Secretarias da Assistência Social e Saúde se unem no atendimento de portadores do HIV/AIDS

Objetivo é promover ações de integração e cooperação entre as duas pastas

qui, 29/04/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

As secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e da Saúde realizam nesta quinta-feira, 29, uma oficina que vai propor a integração dos Sistemas Únicos de Saúde (SUS) e de Assistência Social (SUAS) para atender pessoas portadoras do vírus HIV/Aids.

O objetivo é promover a integração, cooperação e redução da sobreposição de ações e delimitação de responsabilidades com foco na reinserção e inclusão social deste grupo atendido pelas Casas de Apoio. 

Foram convidados representantes dos municípios que tem Casas de Apoio: Americana, Araras, Bauru, Cajamar, Campinas, Carapicuíba, Guaratinguetá, Indaiatuba, Jales, Lagoinha, Mairiporã, Mogi-Mirin, Osasco, Paraguaçu Paulista, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São Paulo, São José dos Campos, Sorocaba, Suzano, Tatuí, Tupã; além de secretários municipais de Ação e Desenvolvimento Social e da Saúde; presidentes dos Conselhos Municipais; coordenadores municipais e interlocutores regionais de DST/AIDS.

As Casas de Apoio são instituições criadas no início da epidemia no Brasil, nos anos 80, para dar apoio material e de saúde às pessoas com AIDS, quando elas não tinham para onde ir. Com os novos tratamentos, estas pessoas passaram a ter um prolongamento e uma qualidade de vida melhor. Por isso, o Ministério da Saúde, a quem as Casas de Apoio são ligadas, publicou portaria em 2008 condicionando o repasse de recursos financeiros para serem aplicados em ações de reinserção social dos usuários.

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social