Secretarias assinam acordo para implantação Expresso Turístico

A cerimônia será na Estação da Luz, a partir das 11 horas

qui, 20/11/2008 - 9h05 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, 20, às 11h, as Secretarias dos Transportes Metropolitanos (STM) e de Esportes, Lazer e Turismo (SELT) assinam protocolo de cooperação técnica com vistas ao desenvolvimento e implantação de projetos relacionados às áreas de transporte, lazer e turismo.

Entre os projetos de interesse comum das signatárias se destacam a implantação do Expresso Turístico e a criação e instalação do Museu Aberto da Ferrovia, na Mooca.

O evento está marcado para as 11h00, na plataforma 4 da Estação da Luz, e terá a presença dos secretários dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, e de Esportes, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva.

Na ocasião, a CPTM apresentará a composição que foi recentemente recuperada em suas oficinas e que será utilizada inicialmente nos percursos Luz-Paranapiacaba e Luz-Jundiaí. Os dois carros de aço inoxidável, com capacidade total para acomodar 170 turistas, foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). A CPTM também revitalizou duas de suas locomotivas a diesel para tracionar os carros.

História de SP nos trilhos

O Expresso Turístico é um novo serviço da CPTM que integrará pontos de interesse turístico e de lazer, localizados ao longo da malha ferroviária da companhia.

A idéia é oferecer um serviço com tarifa diferenciada, visando atender aos turistas que desejam desfrutar de uma experiência agradável ao utilizar o transporte sobre trilhos para um programa cultural. Um dos roteiros deverá ligar a Estação da Luz à vila histórica de Paranapiacaba, candidata a Patrimônio Cultural da Humanidade, com parada em Santo André.

Outros roteiros serão criados pela CPTM. Um serviço também partindo da Luz, atenderá a região de Jundiaí, que tem grande potencial para receber turistas do interior do Estado. A cidade abriga o museu da antiga Cia. Paulista, um dos melhores acervos ferroviários do país, a Serra do Japi e o Circuito das Frutas. Outra etapa prevista futuramente é uma parada em Perus, onde está sendo recuperada a histórica ferrovia Perus-Pirapora, que passa pelo interior do Parque Anhangüera.

Da CPTM