Secretaria quer 677 universitários para atendimento educado e cordial em hospitais

Instituições de ensino devem manifestar interesse em participar do projeto Jovens Acolhedores até 20 de abril

ter, 10/04/2007 - 12h58 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde abre nesta quarta-feira, 11 de abril, 677 vagas para universitários em 41 hospitais e centros de saúde estaduais. Eles receberão bolsa para atuar como Jovens Acolhedores, responsáveis por atender de maneira cordial e educada pacientes e acompanhantes, dentro de programa de humanização de atendimento. No Alto Tietê serão oferecidas 30 vagas no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos e seis no Hospital Doutor Arnaldo Pezzutti Cavalcanti.

Para aderir ao projeto as instituições de ensino superior devem, nesta primeira fase, manifestar interesse por escrito, até o próximo dia 20. É necessário encaminhar carta de intenção à Secretaria (em nome do secretário de Estado da Saúde), para a avenida Doutor Arnaldo, 351, 2º andar, sala 216, CEP 01246-000. No site www.saude.sp.gov.br será possível verificar a lista de documentos a ser anexada no pedido.

As inscrições para os universitários das instituições cadastradas devem começar em maio. Cada estudante receberá, durante um ano, bolsa mensal de R$ 350 da Secretaria. As faculdades deverão complementar os valores das mensalidades escolares. Não é necessário ser estudante de medicina ou área específica de saúde para participar.

No momento da inscrição o aluno escolherá a unidade que deseja trabalhar, sem a necessidade de morar ou estudar na mesma cidade. A escolha acontecerá por sorteio eletrônico, e a carga horária será de 20 horas semanais.

Os Jovens Acolhedores realizam o primeiro contato com o paciente e seus familiares, cumprimentando-os de forma cordial e prestando orientação eficiente, com informações precisas e encaminhamento adequado. O objetivo é confortar e proporcionar confiança aos usuários das unidades de saúde estaduais.

“O projeto beneficia pacientes e estudantes. Por um lado, o universitário recebe apoio financeiro para seu aprendizado. Por outro, os pacientes são mais bem atendidos, acolhidos”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Da Secretaria de Saúde