Secretaria promove integração tarifária entre CPTM e EMTU/SP

Usuários irão economizar R$ 0,30 com a medida

qui, 31/05/2007 - 17h52 | Do Portal do Governo

A partir desta quinta-feira, 31, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos promove mais uma integração dos sistemas gerenciados pela EMTU/SP, CPTM e Metrô, beneficiando, principalmente, os usuários do ABCD.

Os usuários da Linha D (Luz–Rio Grande da Serra) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do Corredor Metropolitano São Mateus–Jabaquara, da EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), passarão a economizar R$ 0,30 por percurso com a integração tarifária no Terminal Metropolitano e na Estação Santo André.

O novo bilhete custará R$ 4,30. Para as duas viagens separadas (trem + ônibus) era preciso desembolsar R$ 4,60, por sentido. Estima-se uma economia de R$ 12,60 por mês, em média, para o usuário habitual. O convênio entre as duas empresas abrange as 13  linhas do corredor metropolitano.

“A política tarifária do governo do Estado e da Secretaria dos Transportes Metropolitanos é de sempre beneficiar os usuários mais carentes. A ampliação da integração do transporte metropolitano é um instrumento desta política e crescerá cada vez mais”, afirmou o secretário José Luiz Portella.

A integração tarifária em Santo André ampliará o acesso a um serviço de alto padrão da CPTM, com trens que oferecem conforto, rapidez e segurança, e ao Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara, que é referência nacional e internacional de sistemas de transporte sobre pneus de média capacidade.

Usuários beneficiados

Estudos preliminares apontam que cerca de 5 mil usuários por dia serão beneficiados com a integração. Considerando a atratividade dos descontos concedidos, esse volume poderá apresentar um crescimento de 20%.

A integração tarifária motivará os usuários metropolitanos que residem nos municípios de Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá a acessar a Linha D, da CPTM. Com a livre transferência na Estação do Brás, também é possível viajar na Linha E e F dos trens metropolitanos e, ainda,  utilizar a Linha 3 – Vermelha, do Metrô.

Na Estação da Luz, o passageiro pode fazer a baldeação  para a Linha A, da CPTM, e para a Linha 2, do Metrô, sem pagar outra tarifa. Inicialmente, os passageiros poderão adquirir os bilhetes em todas as estações das Linhas A (Luz–Francisco Morato) e D (Luz–Rio Grande Serra), nos Terminais Metropolitanos do corredor da EMTU/SP, operado pela Concessionária Metra, e nos postos credenciados ao longo Corredor São Mateus-Jabaquara.

Conforme a necessidade e a demanda, as empresas estudarão a implantação de novos postos de venda. Esta é a segunda integração CPTM / EMTU. Em setembro de 2002, a STM criou o bilhete de integração trem metropolitano / ônibus intermunicipal, permitindo aos passageiros que embarcam  ou desembarcam do trem da CPTM, em Rio Grande da Serra, completarem suas viagens até Paranapiacaba, em ônibus metropolitanos, com o pagamento de apenas uma tarifa.

Características

A CPTM transporta cerca de 1,5 milhão de usuários por dia em 22 municípios da Região Metropolitana de SP, ao longo dos seus 253,2 quilômetros de seis linhas operacionais. A Linha D (Luz – Rio Grande da Serra), que fará integração com o corredor de ônibus metropolitano, conta com 15 Estações e 37,2 km de extensão, intervalo entre trens nos dias úteis de 8 minutos nos horários de pico e 15 minutos no restante do dia.

O percurso médio entre Luz a Rio Grande da Serra é de 54 minutos. Ao longo da Linha D, exceto Luz e Brás, a Estação Santo André apresenta o maior volume de passageiros embarcados em dias úteis: 37.350 (média abril 2007), seguido por Mauá (34.270) e São Caetano (23.750).

Corredor

O Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara, gerenciado pela EMTU/SP e operado pela Concessionária Metra, atende cinco municípios: São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá e se estende por 33 quilômetros, sendo 30 em via segregada e três quilômetros em via compartilhada.

Pelo corredor circula uma frota de 200 ônibus, composta por trólebus e veículos a diesel, distribuídos em 13 linhas que realizam cerca de 4 mil viagens e transportam, aproximadamente, 200 mil pessoas por dia. São nove terminais de integração e 110 pontos de parada.

De segunda a sexta-feira, 140 mil passageiros circulam no  terminal Santo André e cerca de 90 mil deles chegam e partem nas linhas intermunicipais metropolitanas.

CPTM/ EMTU/SP