Secretaria pretende vacinar 2,5 milhões de idosos contra gripe

Campanha vai de 23 de abril a 4 de maio e conta com 5.800 postos fixos com atendimento das 8 às 17 horas

seg, 09/04/2007 - 10h53 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde pretende vacinar pelo menos 2,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de 23 de abril a 4 de maio durante a Campanha de Vacinação contra Gripe para o Idoso no Estado. O número corresponde à meta de 70% dos cerca de 3,6 milhões de idosos no Estado.

Durante a campanha, serão aplicadas vacinas para imunizar todos os idosos do Estado. A população terá à disposição 5.800 postos fixos que funcionarão das 8 às 17 horas.

A distribuição e a aplicação das doses envolverão cerca de 30 mil profissionais, 2.300 carros e quatro barcos em todo o Estado. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em cerca de 1.500 asilos e casas de repouso instalados em todo o Estado. Em 2006 o Estado teve 80,22% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70%.

“É de extrema importância que os idosos compareçam aos postos e tomem a vacina. Não há reações adversas graves e se evita complicações causadas pelo vírus”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A secretaria oferecerá também a vacina dupla, contra tétano e difteria, e a vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites e a dupla adulto, contra difteria e tétano). A vacina conta Influenza não tem conta-indicação nem causa reação.

Da Secretaria da Saúde