Secretaria monta esquema de segurança para a 11ª Parada do Orgulho GLBT

Visando garantir a segurança do público durante a 11ª Parada do Orgulho GLBT, neste domingo (10), a partir das 12 horas, na avenida Paulista, a Secretaria da Segurança Pública montou […]

sáb, 09/06/2007 - 10h35 | Do Portal do Governo

Visando garantir a segurança do público durante a 11ª Parada do Orgulho GLBT, neste domingo (10), a partir das 12 horas, na avenida Paulista, a Secretaria da Segurança Pública montou um esquema especial envolvendo mais de 900 policiais civis e militares. Quatro distritos policiais farão o registro das ocorrências relacionadas ao evento: 3º, 4º, 5º e 78º, todos da Seccional Centro, com 25 policiais em cada delegacia.

A organização do evento prevê a participação de 3,3 milhões de pessoas na Parada deste ano, inclusive, de outros estados brasileiros e até do exterior. Somente no ano passado 2,5 milhões de pessoas participaram da Parada, na avenida Paulista – data em que foram lavrados cerca de 80 boletins de ocorrência, a maioria de furto e roubo, no 4º e no 78º DP. Diante da expectativa de aumento de público, mais duas delegacias estarão atendendo neste domingo: o 3º e o 5º DP.

Participam do esquema de segurança 13 policiais da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), dez viaturas do Grupo de Operações Especiais (GOE), e dez viaturas do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra); além de 800 policiais militares do Comando de Policiamento da Capital (CPC) com batalhões da região central.

No recuo do Cemitério da Consolação será instalada uma Base Integrada da Polícia, com duas tendas: uma da Polícia Civil e outra da Polícia Militar. Nessas tendas serão feitos a orientação e o acompanhamento do público em eventuais ocorrências. No recuo também haverá um posto médico com 14 ambulâncias para a prestação de primeiros-socorros.

Prevenção

De acordo com a polícia, entre as ocorrências mais comuns registradas em edições anteriores da Parada GLBT estão furtos e roubos de carteiras, celulares e equipamentos fotográficos, além de lesões corporais ocasionadas pela embriaguez.

Para curtir tranqüilamente o evento, a polícia orienta o público a evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e, também, a levar pouco dinheiro e apenas um documento de identificação – como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que contém, além de foto, os números do RG e do CPF da pessoa.

Serviço

• 3º DP – Santa Efigênia: Rua Aurora nº 322

• 4º DP – Consolação: Rua Marquês de Paranaguá nº 246

• 5º DP – Aclimação: Rua Professor Antônio Prudente nº 160

• 78º DP – Jardins: Rua Estados Unidos nº 1.608

 

Valéria Nani

Da Secretaria da Segurança Pública