Secretaria inicia preparação de professores para reforma ortográfica

17 mil professores são capacitados em fase inicial; Secretaria da Educação produzirá cartilhas com as novidades

ter, 28/10/2008 - 19h02 | Do Portal do Governo

A reforma ortográfica brasileira, que tem prazo para ser efetivada até o início de 2013, começa a alterar o dia-a-dia dos professores em São Paulo. A Secretaria da Educação, que reúne cerca de 250 mil professores, supervisores e diretores de escola, iniciou nesta segunda quinzena de outubro um pacote de treinamento que irá abranger toda a rede.

Cerca de 17 mil professores e professores-coordenadores da rede estadual estão recebendo, por videoconferências, treinamento sobre as novas regras para a língua portuguesa. Estes educadores, de diferentes disciplinas, terão a função de difundir conhecimento em suas respectivas unidades.

Todos os professores agora capacitados são do Ensino Médio. A Secretaria fará outras videoconferências, ainda este ano, para o Ensino Fundamental.

Outra medida já definida pela Secretaria é a criação de uma cartilha com todas as mudanças, a ser distribuída para os educadores da rede estadual. Mais: a expectativa da pasta é lançar os cadernos dos professores de língua portuguesa (distribuídos a todos os docentes da disciplina a cada bimestre) respeitando as regras da nova ortografia.

“Temos prazo até o fim de 2012, mas já começamos a capacitar os professores. É um trabalho difícil, na maior rede do Brasil. Por isso o começo já em 2009”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Da Secretaria da Educação