Secretaria informatiza farmácias de alto custo e agiliza entrega de medicamentos

Tecnologia implantada no HC de São Paulo chegará a 11 farmácias do Estado até julho de 2008

seg, 24/09/2007 - 16h03 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde vai implementar um moderno sistema de distribuição de medicamentos de alto custo em 11 farmácias de dispensação em todo o Estado. O modelo será semelhante ao do maior hospital da América Latina, o Hospital das Clínicas de São Paulo.

Pelo novo sistema, o paciente faz o cadastramento na farmácia de Medicamentos Excepcionais e recebe a medicação em até 20 dias. Hoje, o paciente pode esperar até 45 dias, dependendo do tipo de medicamento de que faz uso. Além disso, a retirada dos remédios para quem já é cadastrado demora cerca de 30 minutos.

Todo o processo é eletrônico, inclusive a emissão da Autorização de Procedimento de Alta Complexidade/Custo (Apac). “O sistema permite que a secretaria saiba exatamente quantos pacientes e quais remédios precisam ser dispensados, o que organiza a compra e evita que haja falta dos medicamentos, além de tornar o processo mais rápido para a população”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

As novas farmácias serão instaladas nas regionais de Registro, Franca, Presidente Prudente, Araçatuba, Franca, São João da Boa Vista, e nos municípios de Osasco, Santo André, Mogi das Cruzes, Franco da Rocha,Guarulhos e São Paulo.

Cada uma das novas unidades será reformada para atender o paciente de maneira confortável e receberá todos os equipamentos necessários para a utilização do novo sistema. O investimento em obras e equipamentos será de R$ 1,1 milhão.

Atualmente, o Estado de São Paulo distribui cerca de 230 itens em seu Programa de Dispensação de Medicamentos Excepcionais, atendendo a 300 mil pacientes por mês.

Secretaria de Estado da Saúde

(S.M.)