Secretaria indica vacinação contra febre amarela para quem vai à Copa América

Medicamento deve ser tomado no mínimo dez dias antes da viagem

ter, 29/05/2007 - 11h41 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde está recomendando que os paulistas que vão à Venezuela assistir a Copa América de futebol, que começa dia 26 de junho, tomem vacina contra febre amarela. A dose deve ser tomada com, no mínimo, 10 dias de antecedência da viagem, para garantir imunidade à doença.

A vacinação é importante porque a Venezuela é considerada área de risco de transmissão da doença. Além disso, é necessária para evitar transtornos no momento da entrada no país, já que o governo venezuelano exige a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação (CIV) dos viajantes procedentes do Brasil.

A vacina contra a febre amarela está disponível nos postos de saúde. Basta o viajante procurar o posto mais próximo a sua residência e se vacinar. A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos e que pode levar à morte em uma semana, se não for tratada rapidamente.

Após a picada do mosquito infectado, a doença demora de três a seis dias para se manifestar. Os sintomas mais comuns são: febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de “borra de café” e diminuição da urina. “É importante a prevenção. A vacinação é a forma mais segura e eficaz de evitar a febre amarela”, afirma Helena Sato, coordenadora de Imunização da Secretaria.

A lista dos postos de vacinação contra a febre amarela pode ser conferida no site do Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual – http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/imuni/posto_fad1.htm

Da Secretaria da Saúde