Secretaria Habitação sorteia 345 casas em Bastos

O investimento na construção das moradias é de R$ 5,1 milhões

qua, 18/04/2007 - 18h45 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), sorteia nesta sexta-feira, 20, mais 345 casas em Bastos, Região Administrativa de Marília.

O chefe-de-gabinete da Secretaria, Sérgio Mendonça, estará presente na solenidade, representando o secretário Lair Krähenbühl. O sorteio será às 15h30, no Recinto Permanente de Exposições Kyussuke Watanabe, Rua Presidente Vargas, s/n°.

Estão inscritas 1.123 famílias, das quais 96% possuem rendimentos mensais entre um e três salários mínimos. Elas concorrerão a casas com 43,18m² de área construída, dois dormitórios (o projeto permite ampliação para até quatro), sala, cozinha, banheiro e área de serviço, que serão construídas por meio do Programa Pró-Lar Autoconstrução.

O investimento na construção do empreendimento será da ordem de R$ 5,1 milhões. Os imóveis serão erguidos próximo ao Jardim Novo. Das 345 unidades, 7% serão destinadas a portadores de deficiência e 5% para idosos.

As inscrições foram realizadas em setembro de 2006, quando os candidatos receberam uma senha para participar do sorteio. As famílias que forem sorteadas serão convocadas posteriormente para fazer a habilitação, ou seja, apresentar documentos que comprovem os requisitos exigidos pela CDHU para ingressar no programa. Depois de habilitada, a família assinará o termo de compromisso para participar da construção das moradias.

O programa Pró-Lar Autoconstrução é realizado pela CDHU em parceria com os municípios. As prefeituras doam o terreno, executam a infra-estrutura e administram as obras, que são executadas pelos futuros moradores em regime de autoconstrução. A CDHU repassa os recursos para compra das cestas de material de construção e supervisiona todas as etapas dos trabalhos, além de fornecer o projeto e assistência técnica à prefeitura.

Esse programa é destinado, prioritariamente, a famílias com ganhos mensais entre um e três salários mínimos, que residem ou trabalham no município há pelo menos três anos, que não são proprietárias de imóvel e não dispõem de financiamento habitacional. Os beneficiários têm um prazo de 300 meses para quitar o imóvel e as prestações são calculadas de acordo com a renda. Assim, famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagam uma prestação equivalente a 15% da renda.

Outros investimentos: Desde 1995, a Secretaria da Habitação, por meio da CDHU, entregou 166 moradias em Bastos. Na Região Administrativa de Marília, no mesmo período, foram entregues 11.475 unidades habitacionais. Outras 2.556 estão em construção.

Em todo o Estado, a CDHU possui outros programas em andamento, além do Autoconstrução, que fazem parte do Pró-Lar. São eles: Núcleo Habitacional por Empreitada, Atuação em Cortiços, Mutirão Associativo, Atuação em Favelas e Áreas de Risco, Microcrédito Habitacional, Moradias Indígenas, Melhorias Habitacionais e Urbanas, Rural, Quilombolas e Crédito Habitacional.

Por meio deles, a Companhia atendeu 256.558 famílias com unidades habitacionais e obras de urbanização, de 1995 até hoje. Atualmente, estão em execução obras que beneficiarão mais 67.024 famílias. Com isso, além de reduzir o déficit habitacional, a CDHU está garantindo a geração de mais de 60 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Da CDHU